Lyon é a terceira maior cidade de França, e conhecida pela sua gastronomia e marcos históricos e arquitetónicos. Na região de Vercors-Sassenage, a pouco mais de hora e meia de Lyon, celebra-se o queijo azul da região, assim como o seu património cultural e natural. Uma oportunidade para juntar festividades a passeios.

Comece já a ver voos para Lyon, pela TAP.

Uma festa que celebra o queijo e não só

La Fête du Bleu decorre de 24 a 28 de julho em Saint-Martin-en-Vercors, uma pequena aldeia francesa em Vercors, na região administrativa de Drôme, no coração de Auvergne-Rhône-Alpes. A aldeia está localizada no Parque Natural Regional de Vercors, que conta com uma área de paisagem biológica e ecológica de grande valor.

Esta "festa azul" pretende celebrar a agricultura e o território, assim como a sua cultura e património. Por isso, enquanto vagueia pelas aldeias do Parque Natural Regional de Vercors, o evento é também uma oportunidade para descobrir o património e a zona geográfica onde se encontra estabelecido.

Saint-Martin-en-Vercors
Saint-Martin-en-Vercors créditos: Gloumouth1

A cada verão, mais de 20 mil visitantes chegam para apreciar os vários eventos e exposições, e descobrir Vercors. Mais de duas toneladas de queijo Bleu de Vercors-Sassenage são vendidas e degustadas em preparações culinárias originais durante esta época.

Originalmente, o Bleu du Vercors-Sassenage era um queijo degustado apenas por monges. Em 1338, o Barão de Sassenage permitiu que fosse comercializado. Este queijo de leite de vaca com um centro azul é certificado e cerca de 180 toneladas são produzidas por ano.

Famoso pelo seu sabor suave e cremoso, e centro semi-suave, o Bleu du Vercors-Sassenage é feito com leite de três raças de vaca, Abondance, Montbéliarde e Villarde. Tem 48% de gordura e combina maravilhosamente com um vinho tinto ou com um vinho doce.

O Bleu du Vercors-Sassenage é apreciado como aperitivo ou no final de uma refeição, derretido (equivalente a raclette) numa fatia de pão de nozes.

Bleu du Vercors-Sassenage
Bleu du Vercors-Sassenage créditos: Damouns

Em Lyon, não deixe de visitar...

A Vieux-Lyon, ou cidade velha, é uma zona parcialmente pedestre e totalmente protegida, onde os turistas e os habitantes se encontram nas ruas.

A luz refletida destaca as lindas cores ocres das fachadas, que são um legado dos numerosos italianos que viveram aqui durante os séculos XV e XVI. Inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO desde 1998, a área combina descobertas históricas com prazeres modernos.

Vieux-Lyon, que se estende por 24 hectares ao pé da colina Fourvière, é uma das maiores áreas da Renascença na Europa a seguir a Veneza. Faça um passeio no funicular em direção à colina de Fourvière. Ou entre na Catedral de Saint Jean, um belo edifício que vai do românico até o final do período gótico.

lyon
créditos: Pixabay

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.