Paula Carvalho tinha um emprego normal - numa empresa de mobiliário - e nunca tinha pensado em largar tudo para viajar. Mas isso haveria de mudar no momento em que viu o filme Comer, Orar e Amar. Estava plantada uma ideia: deixar tudo e partir à descoberta.

Passou longos meses a planear esta viagem, pesquisou os lugares mais baratos, dicas e definiu um orçamento para cada país. Quando o orçamento terminasse, Paula regressaria a Portugal. A escolha recaiu no sudeste asiático: além de ser uma área que queria visitar, era também uma zona barata. Foram cinco os países eleitos: Índia, Myanmar, Tailândia, Camboja e Vietname, numa aventura que haveria de mudar-lhe a vida por completo.

Como a ideia de viajar completamente sozinha a assustava, levou na mala o pequeno SpongeBob que a acompanhou na Índia e deu à conta de Instagram o nome @traveling_with_squarepants. O SpongeBob aparece  em várias fotografias, mas acabou por ficar perdido em Myanmar.

Quando Paula chegou à Índia, logo nas primeiras horas percebeu que de pouco adiantou todo o planeamento, já que teve de mudar a estadia. Assim, logo no primeiro dia, gastou quase todo o orçamento que tinha disponível para o país, deixou de visitar outros locais da Índia por ter perdido um voo e passou por momentos difíceis. Mas, ainda assim, a experiência foi positiva.

"Visitei Agra, onde fiz um voluntariado em que a minha função era levar os hóspedes do hostel a ver o pôr-do-sol com vista para o Taj Mahal em sítios desconhecidos dos turistas. Também na Índia, com a visita a Varanasi, consegui ver os mortos a serem cremados mesmo à minha frente e os corpos embrulhados em tecido transparente mesmo ali. Arrepiante!"

Seguiu-se o país que mais gostou de visitar nesta aventura: Myanmar, onde passou 26 dias. Viajou com ratos e baratas no comboio, andou de balão de ar quente e, por ser um país menos turístico, conseguiu relacionar-se com a cultura local.

Na Tailândia, teve de lidar com uma sanguessuga no pé, o que a deixou assustada por estar sozinha, mas que não arruinou a experiência. "A Tailândia foi o país mais bonito em que estive, a nível de beleza natural."

No Camboja esteve apenas uma semana e, para o descobrir e aproveitar ao máximo, pedalava das quatro da manhã até às sete da noite para explorar. "Gostei muito da zona do Angkor Wat, onde foi filmado o filme Lara Croft."

O último destino do seu itinerário foi o Vietname, onde foi "adotada" por uma família para os ajudar com o inglês. "Eles foram super queridos comigo e ainda hoje ligamos para dizer um 'olá'."

A experiência foi tão positiva que, este ano, se despediu do emprego e planeia ir para o Vietname, para se dedicar ao blog e ajudar outro viajantes a planearem as suas viagens. "Isso, sim, seria mais um sonho tornado realidade: ajudar outros a optarem por experiências como esta para se sentirem felizes e livres."

No blogue While You Stay HomePaula partilha as suas aventuras de viagem e pretende inspirar outras pessoas a viajarem e a realizarem os seus sonhos, tal como ela.

Também pode acompanhar as aventuras de Paula aqui no SAPO Viagens.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.