Na Indonésia, ilha de Java, encontramos uma aldeia que sofreu uma transformação incrível. Anteriormente uma favela cinzenta onde reinava a pobreza, com famílias sem condições básicas sanitárias e de saúde, Jodipan tornou-se com ajuda de toda a comunidade e organizações locais uma “Aldeia de Cor” (Kampung Warna-Warni).

Com a ideia de estudantes da Universidade de Muhammadiyah, todas as casas foram pintadas de várias cores, em que o divertido é não haver conjugação possível. Além dos edifícios e dos telhados, o chão nas ruas e as escadas, foram todos cobertos por um “splash” de tinta. Divididos pelo Rio Brantas e duas pontes coloridas, os bairros de Jodipan e  Kampung Tridi apresentam também uma variedade de pinturas 3D, cartoons tradicionais e de personagens de filmes da Disney, e chapéus de chuva que cobrem o céu de algumas zonas.

Para visitar esta aldeia arco-íris basta pagar apenas uma entrada no valor inferior a 50 cêntimos, que incluí um souvenir feito pelos habitantes. Aproveite para passear neste local inspirador, conhecer um pouco mais da cultura e interagir com os locais.

A Ilha de Java conta já com mais de dez aldeias recuperadas criativamente ‘às cores’. Locais como estes têm ganho vida e os seus habitantes agradecem, porque além de impulsionar a economia e o comércio local, proporcionam uma melhor qualidade de vida à população.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.