Fortaleza tem tudo para agradar aos visitantes. As praias podem ser o seu maior atrativo, mas a principal cidade do Ceará também é rica em cultura, outras belezas naturais e tem uma cozinha que faz qualquer um esquecer a dieta.

As praias

A capital cearense é famosa pela sua orla marítima. Logo, vai fazer as delícias de quem busca umas férias com muitos banhos de sol e mar. Um dos spots mais conhecidos é a deslumbrante praia de Iracema. Batizada em homenagem à heroína indígena que dá nome ao romance do escritor José de Alencar, vale desde logo por ter a melhor vista para o por do sol da cidade. Entre um mergulho e mais umas fotos, aproveite para se deixar seduzir pela estátua Iracema, a Guardiã, uma das obras aqui presentes e que representa a indígena a segurar um grande arco em posição de batalha.

fortaleza: muita praia, cultura e sabor

A rota costeira prossegue com a Praia do Futuro. Oito quilómetros de extensão recheados de bares e restaurantes esperam os visitantes. É um dos melhores locais para assistir aos espetáculos do típico forró e degustar caranguejo.

Se prefere spots menos agitados, nada como a Praia da Sabiaguaba, no leste da cidade. Afamada pela sua tranquilidade e beleza, destaca-se pelas piscinas naturais que se formam durante a mará baixa.

Cultura, história e muito verde

Nem só de praia vive Fortaleza. E já que está na zona de Iracema, aproveite para visitar o Centro Cultural Dragão do Mar, cujo nome homenageia Francisco José do Nascimento, um dos heróis da abolição da escravatura. São nada mais nada menos do que 30 mil metros quadrados, onde encontrará, por exemplo, o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará ou o Planetário Rubens de Azevedo.

fortaleza: muita praia, cultura e sabor
créditos: Governo Federal Brasileiro/CC BY-SA 3.0

Galerias, auditórios e espaços de exposições temporárias fazem ainda parte deste complexo. Passe ainda pela Praça Verde, que abriga mais de quatro mil pessoas e é palco de grandes espetáculos. Caso visite o centro cultural ao final do dia, aproveite para beber um copo ou deliciar-se com a gastrónoma cearense nos bares e restaurantes que abundam na área envolvente.

fortaleza: muita praia, cultura e sabor

Outro dos postais de Fortaleza é a sua Catedral Metropolitana. Projetada pelo francês George Mounier, inspira-se na catedral francesa de Notre Dame e encontra-se no local da antiga igreja da Sé. Local de visita de centenas de turistas todos os dias, ganha ainda mais beleza e encanto com a iluminação noturna.

Se busca tranquilidade e paz, nada como o Jardim Japonês. Localizado na Avenida Beira Mar, num espaço conhecido como Morro do Granvile, é o spot perfeito para um passeio em família. Deixe-se encantar pela meia centena de espécies aqui presentes, entre as quais as preferidas do primeiro imigrante japonês em Fortaleza, em honra do qual o jardim foi criado.

Os melhores sabores do Nordeste

Fortaleza oferece toda uma variedade de restaurantes internacionais, mas não provar a gastronomia local é um crime sem perdão. Tipicamente nordestinos, os pratos cearenses baseiam-se nos muitos peixes e mariscos por aqui pescados. O camarão é uma das estrelas, com especialidades como o bobó ou o arroz do dito. O caranguejo não lhe fica atrás e de todas as maneiras que possa imaginar – do simplesmente cozido às patinhas à milanesa, passando pelo casquinho. E para sobremesa, resista se puder ao bolo mole, uma delícia com leite condensado e leite de coco.

fortaleza: muita praia, cultura e sabor
créditos: Victorgrigas/CC BY-SA 3.0

Pode encontrar estes e outros acepipes em algumas zonas da cidade como a Varjota, a Praia de Iracema e a Avenida Beira Mar, mas também no sul de Fortaleza, onde o destaque vai para as tapioqueiras.

Agora que já conhece alguns dos excelentes motivos para incluir a capital do Ceará nos seus planos de férias, só tem de fazer a sua reserva. A TAP leva-o até este paraíso no outro lado do Atlântico, com todo o conforto e segurança de sempre.

Telavive desde 171€