O ativista e escultor britânico Jason deCaires Taylor continua a inundar o oceano com as suas esculturas fascinantes. Depois de um museu subaquático nas Maldivas e outro em Lanzarote, o artista inaugurou a sua primeira instalação no Mar Mediterrâneo.

O seu novo museu subaquático foi inaugurado em Cannes, França, a 1 de Fevereiro e conta com uma série de seis retratos tridimensionais monumentais, cada um com mais de dois metros de altura e dez toneladas de peso. Seis habitantes da cidade francesa foram a fonte de inspiração para os traços faciais que o artista britânico modelou.

As esculturas foram colocadas a uma profundidade de entre dois a três metros e repousam em áreas de areia branca, entre ervas marinhas junto à Ilha de Sainte-Marguerite. O projeto foi financiado pelo município e demorou mais de quatro anos a ser desenvolvido.

Feitas com um material sustentável (pH neutro), as esculturas vão contribuir para a reprodução da fauna e da flora subaquáticas, pois, com o tempo, algas, conchas e corais irão cobrir as peças, integrando-as ao ecossistema marinho. Como forma de respeitar o meio ambiente, foi proibida a atracação de embarcações na área, localizada a uma distância entre 84 e 132 metros da costa, sendo permitido apenas o mergulho.

O tema das esculturas evoca a imagem do misterioso Homem da Máscara de Ferro - que esteve preso na ilha - e presta homenagem ao cinema, intrinsecamente ligada à vida cultural de Cannes.

Para visitar o museu não é obrigatório ser especialista em mergulho e o acesso é gratuito.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.