Plužine - Durmitor

Enveredei por esta estrada quase ao acaso, sem saber ao certo o que ia encontrar. E a verdade é que nenhuma estrada do Montenegro me encantou tanto como esta - que pode ver na imagem acima. Este trajecto de 50 km, na estrada P14 é perigoso, não está em grande estado de conservação, mas a paisagem de vales, pastagens e montanhas é de uma beleza arrepiante.

Fui "obrigado" a parar uma e outra vez e outra... para fotografar e... contemplar.

Durmitor - Biogradska

Este percurso liga dois bonitos parques do Montenegro: o Parque Natural Durmitor e o Parque Nacional Biogradska Gora. Pelo caminho irá encontrar uma estupenda estrada montanhosa, ao longo do canyon por onde corre o Rio Tara. Fiz este percurso no Outono, quando as cores das florestas são intensas.

Estradas do Montenegro
Na estrada entre o Durmitor e o Biogradska terá de passar a ponte sobre o Rio Tara créditos: Jorge Duarte Estevão

Se não tiver medo das alturas pare em cima da ponte e deslize sobre o rio, com ajuda de uma tirolesa.

Tivat - Kotor

O percurso entre Tivat e Kotor, via Donji Stoliv, é incrível. Muitos dos percursos cénicos do Montenegro, envolvem a passagem por zonas montanhosas. Aqui, a grande atracção é a Baía de Kotor que lhe faz companhia ao longo de toda a viagem. Poderá parar em vilas e aldeias tradicionais, conversar com pescadores e deliciar-se nos bons restaurantes, enquanto aprecia a deslumbrante paisagem natural.

Kotor
Pescadores aproveitam o bom tempo na Baía de Kotor, no Montenegro, com Perast como plano de fundo créditos: Jorge Duarte Estevão

Kotor - Lovcén

Este percurso desde Kotor até ao Parque Nacional de Lovcén é sinuoso. Não se distraia demasiado, pois as curvas fechadas - na região conhecida como a Serpentina de Kotor - não permitem descuidos.

Já nas imediações do Parque Nacional Lovcén passará por bonitos bosques e hotéis que o convidam a pernoitar e restaurantes que o tentam a provar queijo e presunto, mas antes viaje até ao topo do Lovcén para ficar de boca aberta com a paisagem.

Lovcen
Paisagem de Outono no Parque Nacional de Lovcén, no Montenegro créditos: Jorge Duarte Estevão

Virpazar - Rijeka Crnojevica

Se procura beleza no Montenegro, conduza pela estrada que liga Virpazar e Rijeka Crnojevica. Não se vai arrepender nem por um instante, apesar de ser um percurso estreito e acidentado. Vendedores e produtores de mel, licores, vinho e fruta são presença frequente, além dos caminhantes que procuram o miradouro para ter a vista panorâmica do extenso Lago Skadar e da vizinha Albânia.

Virpazar
Visão panorâmica do magnífico Lago Skadar e de Virpazar, perto da fronteira entre o Montenegro e a Albânia créditos: Jorge Duarte Estevão

Dê uma espreitadela nestes artigos, para saber que outros locais deve visitar no Montenegro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.