A eDreams ODIGEO publicou o seu estudo anual “A Year in Travel by eDreams ODIGEO”, no qual oferece uma visão geral das viagens no último ano, incluindo dados como os destinos mais procurados, a duração média das estadias e os hábitos e tendências dos viajantes.

O estudo conclui que, entre janeiro e setembro de 2021, Paris foi o destino favorito dos viajantes portugueses – uma realidade partilhada pelo resto do mundo, já que esta foi a cidade de eleição também nos resultados globais deste estudo. O segundo destino mais popular entre os portugueses foi Ponta Delgada, que registou um crescimento de 99% em relação a 2020. Funchal surgiu em terceiro lugar na tabela anual, tendo registado um aumento superior a 100% no número de reservas em comparação com o ano passado.

Em 2021, os destinos que registaram um maior crescimento - em comparação com 2020 - junto dos viajantes portugueses foram o Funchal (146%), o Porto (111%) e Ponta Delgada (99%). Já a nível internacional, as cidades de Las Vegas e Orlando, nos EUA, registaram 402% e 400% mais reservas, respetivamente, seguidas por Tirana, capital da Albânia (305%).

A eDreams ODIGEO procurou também saber mais sobre algumas tendências de viagens do último ano, nomeadamente a duração das estadias, concluindo que as férias de curta duração foram as favoritas dos portugueses em 2021, com 47% dos viajantes nacionais a optar por viagens com duração máxima de 4 dias, enquanto 19% dos viajantes escolheu viagens com 5-6 dias e 23% entre 7 e 13 dias, sendo que apenas 11% viajaram durante duas semanas ou mais.

Os destinos com mais reservas para 2022 são, de momento, Paris, Funchal, Ponta Delgada e Londres. Os destinos mais pesquisados são Paris, Londres, São Paulo e Nova Iorque, o que demonstra que os viajantes estão a recuperar, progressivamente, a confiança e começam a pensar em viagens de longa distância.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.