Comboio de bambu, Cambodja

Esta é uma forma diferente de percorrer o Cambodja. Este comboio de bambu, do tamanho de uma cama de casal, rola sobre os trilhos de forma pouco estável, já que as condições da ferrovia ao longo do percurso podem não ser as melhores. Por incrível que pareça, neste comboio podem ir entre 12 a 15 pessoas e são muito populares nas zonas mais rurais do país. Se quer experimentar um dos hábitos locais, aventure-se nesta viagem num comboio de bambu. Os preços são muito baixos e a turbulência faz parte da experiência.

comboio de bambu
créditos: Wikipedia

Chicken Bus, América Central

Este autocarro que anteriormente servia para transportar crianças para a escola, hoje em dia leva os animais para os mercados e… pessoas. Se não se importar de viajar ao lado de galinhas (e outros animais vivos), esta é com certeza uma experiência diferente e barata. O “Chicken Bus”, como é conhecido, é um meio de transporte bastante comum na América Central e são conhecidos pelos seus desenhos coloridos e únicos. Prepare-se também para ir apertado, pois estes autocarros só partem da sua paragem quando estão lotados…

chicken bus
créditos: Wikipedia

Jeepney, Filipinas

Este modo de transporte popular nas Filipinas surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial, quando as tropas americanas deixaram o país e ofereceram estes jipes ao exército local. Os filipinos viram nestes veículos uma oportunidade para os transformarem num transporte público. Geralmente são pintados com cores vibrantes e mensagens religiosas.

jeepney
créditos: Pixabay

Barco de Totora, Peru

Estes barcos feitos de juncos de totora que crescem ao longo do Lago Titicaca, são usados para transportar moradores e turistas para o outro lado do lago, na fronteira do Peru e da Bolívia. É habitual terem a forma de um dragão e acredita-se que foram usados no tempo dos incas como forma de espantar os maus espíritos.

barco de totora, peru
créditos: Wikipedia

Bicicletas, Vietname

Estas bicicletas que vemos nas estradas no Vietname são definitivamente diferentes das habituais. Neste meio de transporte, o turista vai sentado na parte da frente, enquanto o motorista pedala na parte de trás. Como turista vai ter de regatear o preço do passeio, pois geralmente para os turistas os donos destas bicicletas tentam levar sempre um preço muito elevado.

bicicleta vietname
créditos: Pxhere

Carros de cestos, Madeira

O carro de cesto é uma experiência única para o turista que visita a Madeira, mais propriamente a localidade do Monte, e uma das atrações mais populares. Estes carros são produzidos artesanalmente, com vimes e madeira, e dispõem de dois lugares sentados. Os carros são controlados por dois “carreiros”, devidamente trajados com um chapéu de palha e vestidos de branco. Os travões são as próprias botas dos “carreiros”, com as suas solas grossas de borracha. O percurso de dois quilómetros faz-se em 10 minutos e proporcionam momentos de grande emoção.

Carros de cestos
créditos: Alice Barcellos

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.