Situado nas montanhas dos Himalaias, a uma altura de mais de 1400 metros, a instalação, que atende uma área remota do estado de Sikkim, oferece uma das vistas de aeroporto mais impressionantes do planeta.

O primeiro-ministro Narendra Modi inaugurou o aeroporto, o primeiro da história de Sikkim, que também é considerado o 100º aeroporto da Índia. O aeroporto fica no topo da colina, perto da aldeia de Pakyong, a cerca de 30 km da capital do estado de Gangtok e a pista fica rodeada por vales profundos e montanhas verdejantes.

O edifício do aeroporto em si é bastante pequeno, com estacionamento e um edifício do terminal e espera-se que seja capaz de dar resposta a um total de 50 passageiros nas chegadas e 50 passageiros nas partidas.

As autoridades locais esperam que a construção do aeroporto proporcione um impulso para o turismo da região, que não tem recebido tantas pessoas como outros estados, devido sobretudo à falta de um aeroporto funcional.

O projeto já era antigo, tendo sido pensado em 2009 e com abertura prevista para 2012. No entanto, uma série de fatores fez com que o projeto fosse repetidamente adiado, desde a disputa pela aquisição de terras até desafios enfrentados pelos engenheiros - incluindo, principalmente, a temporada de monções da região, que vai de maio a início de outubro.

O aeroporto está finalmente aberto e os voos comerciais devem começar no início de outubro, servidos pela companhia aérea Spicejet.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.