
Com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021 definidos para começar no final de julho, a RAVE Reviews quer homenagear os vencedores de medalhas de todos os países.
Além de identificar os atletas olímpicos mais condecorados, a RAVE Reviews também determinou qual o desporto em que cada país vence mais medalhas.
Segundo o mapa, o melhor atleta olímpico português é Carlos Lopes e as melhores atletas olímpicas são Rosa Mota e Fernanda Ribeiro. Quanto ao desporto, Portugal destaca-se no atletismo.
Existem 135 países que ganharam pelo menos uma medalha olímpica, mas 38 desses nunca ganharam ouro. O atleta de maior sucesso é do sexo masculino em 104 países de 135 (77%) e feminino em 27 (20%) (nos restantes, existe empate).
O atleta masculino de maior sucesso é o nadador americano Michael Phelps, com 28 medalhas (23 de ouro, 3 de prata, 2 de bronze) e a atleta feminina de maior sucesso é a ginasta russa Larisa Latynina, com 18 medalhas (9 de ouro, 5 de prata, 4 de bronze).
Para chegar a estas conclusões, os atletas foram classificados com base nas medalhas olímpicas que ganharam usando um sistema de pontos exponenciais (ouro = quatro pontos, prata = dois pontos, bronze = um ponto). Para determinar o desporto mais dominante em cada país, foi aplicado o mesmo princípio.
Comentários