A Iconic Houses reúne as casas e edifícios mais emblemáticos do século XX, que se encontram abertos ao público como museus ou alojamentos. Os edifícios com grande valor artístico e arquitetónico, estão reunidos num mapa interativo que conta também com informações sobre cada um deles, fotografias e algumas curiosidades.

Em Portugal, estão representadas duas casas: a Casa das Marinhas, em Esposende e a Casa de Serralves, no Porto. Ambos os edifícios estão, atualmente, abertos ao público como museu.

Casa das Marinhas

A Casa das Marinhas corresponde àquilo que o arquiteto Viana de Lima designaria por "o solar dos tempos modernos". O espaço está aberto ao público enquanto Casa Museu Viana de Lima e representa uma homenagem a uma das figuras mais importantes da arquitetura portuguesa. O imóvel está classificado como Monumento de Interesse Público.

Casa de Serralves

A Casa de Serralves é considerada um exemplar único da arquitectura Art Déco no país e pertence à Fundação de Serralves, que detém o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Em 1996 todo o conjunto foi classificado como Imóvel de Interesse Público devido ao seu interesse arquitectónico

Pode ver o mapa interativo no site Iconic Houses .

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.