Vasily Dubovoy é o designer gráfico da Art Lebedev e responsável pelo projeto Land Surface, que envolveu, durante vários anos, uma equipa de nove pessoas - entre técnicos, editores e auxiliares de cálculo - para produzir um gráfico que mostrasse o tamanho real dos territórios do planeta Terra.

O trabalho desenvolvido pelo estúdio pode não só ser consultado no seu site, mas também ficar pendurado na parede em forma de póster. Com este projeto, podemos perceber que Portugal é o 115º maior país do mundo, sendo maior do que Azerbaijão, Áustria, República Checa e  Emirados Árabes Unidos. O que não é facilmente detetado num mapa comum. Da mesma forma, vemos que o maior país do mundo é a Rússia, seguida pelo continente da Antártida, China, Canadá, Brasil, Estados Unidos, Austrália e Índia.

Existem dados curiosos que podem ser extraídos do Land Surface, cujos autores, após um árduo processo de pesquisa para descobrir qual a projeção cartográfica era mais realista, decidiram confiar nas medidas tridimensionais fornecidas pelo Google Maps e NASA.

* Artigo corrigido a 11-08-2020

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.