O Sean's Bar é o pub mais antigo da Irlanda - e possivelmente do mundo. Aqui pode beber um copo de uísque irlandês ou garrafa de cerveja Guinness, dentro de um local que já existe desde o ano 900. Situado nas margens do rio Shannon, o Sean's Bar fica na Modlo Athlone's Main Street, numa fila de edifícios de estilo semelhante. Quando passa pelas portas da frente, é recebido por paredes decoradas com mais de mil anos de artefactos e exposições orgulhosas da impressionante história do bar.

O local começou por ser uma pousada - construída por um homem chamado Luain - que abrigava aqueles que tinha de fazer a travessia do rio. Como o edifício foi modificado e adaptado ao longo dos anos, a história foi essencialmente perdida ao longo do tempo - até que o então proprietário, Sean Fitzsimons, iniciou obras  na propriedade em 1968.

Ao substituir a canalização e os equipamentos mecânicos, Fitzsimons descobriu que as paredes eram feitas de pau-a-pique e vime - um material de construção histórico feito de treliças de madeira e uma argamassa de argila, terra e estrume animal. Fitzsimons trabalhou com o Museu Nacional da Irlanda e o Guinness Book of World Records para certificar que o material datava de há mais de 1.100 anos.

O Museu Nacional da Irlanda tem uma parte das paredes originais, além de moedas e outros artefactos encontrados durante as obras. Embora o Guinness Book of World Records certifique oficialmente o Sean's Bar como o bar mais antigo da Irlanda, é possível que seja o mais antigo do mundo. O  Guinness Book of World Records e o Museu Nacional dataram a propriedade como sendo do ano 900, tendo em conta os materiais de construção e referências ao pub nos Anais de Clonmacnoise, um texto histórico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.