O Monumento Nacional White Sands, no sul do Novo México, foi oficialmente designado como Parque Nacional White Sands em dezembro de 2019. O Parque Nacional White Sands está localizado na área da bacia de Tularosa, localizada 25 quilómetros a sudoeste de Alamogordo. As dunas de areia branca cobrem 710 km2, tornando White Sands o maior campo de dunas de gesso do mundo. Embora as dunas tenham tenham sido exploradas, em 1933 o local foi declarado monumento nacional, pelo que passou a ser protegido.

Como os grãos de gesso refletem a luz, em vez de permitir a passagem, o areal tem uma aparência de neve. As dunas de White Sands provavelmente começaram a formar-se há cerca de 10 mil anos atrás, quando o lago Otero começou a secar, segundo o serviço do parque.

Os visitantes do local podem apreciar as formações de areia, caminhar, conduzir ou andar de bicicleta ao longo do trilho de 13 quilómetros conhecido como Dunes Drive. Além disso, também podem andar a cavalo e até deslizar de trenó pelas dunas. Os guardas do parque organizam várias atividades, incluindo um passeio ao pôr do sol, caminhadas durante a lua cheia e também - uma vez por mês - passeios ao lago Lucero, nas proximidades.

O Aeroporto Internacional de El Paso é o mais próximo. O White Sands Visitor Center e o Dunes Drive podem ser acedidos através da Rota 70 dos EUA entre Alamogordo e Las Cruces, Novo México. No momento, o local já recebe cerca de 500 mil visitantes anuais, e espera-se que, tendo em conta o novo estatuto, o número venha a aumentar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.