Fjaðrárgljúfur é um canyon no sudeste da Islândia que passava despercebido até o cantor Justin Bieber gravar lá o videoclipe "I´ll Show You", no final de 2015. Desde então, o canyon foi invadido por visitantes e a intensidade do tráfego afetou a sua frágil vegetação, forçando as autoridades locais a fechá-lo ao público.

O canyon não fica muito longe da aldeia de Kirkjubæjarklaustur, que é um dos locais mais pitorescos da Islândia e, até 2015, era tão solitário quanto bonito. O canyon era conhecido pelos moradores locais, mas estava fora da rota turística até ser usado como pano de fundo do videoclipe de Justin Bieber que já foi visto mais de 440 milhões de vezes.

A Agência Ambiental da Islândia, a Umhverfis Stofnun, fechou todos os caminhos públicos para Fjaðrárgljúfur este ano, uma vez que o local estava a sofrer com a recente popularidade. Os números de visitantes aumentaram de 150 mil para 282 mil entre 2017 e 2018, de acordo com o The Telegraph.
Daníel Freyr Jónsson, da agência, disse à RUV, canal de televisão nacional da Islândia, que acredita que o aumento de visitantes está, diretamente, ligado ao videoclipe de Bieber.

A agência planeava fechar o desfiladeiro durante duas semanas para permitir a sua recuperação, mas acabou por alargar o prazo até dia 1 de junho depois de perceber a extensão dos danos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.