O parque urbano sustentável está situado no antigo Aeroporto de Longhua, em Xangai, que operou durante mais de 80 anos e fechou em 2011. Com quase dois quilómetros de extensão, tem percursos pedestres, ciclovias e seis filas de árvores. O estúdio de arquitetura Sasaki criou o projeto de forma a imitar o movimento de uma pista e o tema continua por todo o parque com um parque infantil e uma fonte.

O objetivo do projeto era manter a história do local como aeroporto, mas também criar um espaço aberto como práticas sustentáveis. Agora, o Xuhui Runway Park é uma via pública alinhada ao lado de um parque, de modo que o "movimento da pista" ainda prospera, mas agora como uma zona para ciclistas e caminhantes. O movimento de subida e descida com miradouros  lembra a experiência de estar num avião, ligando assim os visitantes ao passado ao mesmo tempo em que oferece diversos pontos de vista do local.

 Xuhui Runway Park
Xuhui Runway Park créditos: Sasaki
Os visitantes encontrarão pequenas lembranças do passado aeronáutico com bancos que imitam partes de aeronaves e postes de luz que lembram asas de avião. Pedaços do pavimento original da pista também foram reaproveitados no projeto e as marcações originais foram preservadas.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.