A 120 km de Xi'an, perto da cidade de Huayin, fica aquela que é a caminhada mais assustadora do mundo, no Monte Huashan. O monte é composto por cinco picos que se juntam para formar o que parece uma flor. Cada pico é nomeado segundo a sua direção: Norte, Sul, Leste, Oeste e Central, sendo o Pico do Sul, de longe, o mais traiçoeiro.

Existem trilhos definidos para a caminhada, no entanto, a grande maioria é um pouco diferente do que estamos habituados. Grande parte do trajeto é feito sobre pranchas flutuantes presas aos penhascos e conhecidas como "Plank Road".

Apesar de terem sido reforçados, recentemente, devido ao turismo, isso não os torna menos assustadores. Se tiver espírito aventureiro para fazer esta caminhada, saiba que estará andando sobre pranchas de madeira, com cerca de 30 centímetros de largura, projetando-se da rocha, onde apenas se “agarra à vida” nos ganchos perfurados na montanha e num corrimão de correntes, sem rede ou qualquer outro tipo de proteção entre si e os milhares de metros que o separam do chão.

Para os corajosos que entrem nesta aventura a recompensa é uma vista incrível: do cume, é possível observar os outros quatro picos da montanha, bem como o distante Rio Amarelo abaixo deles.

Caminhada mais perigosa
créditos: Flickr

Para aqueles que estão preparados para uma aventura emocionante, mas perigosa, fazer caminhadas em Huashan é uma proeza física e uma jornada espiritual através da história da China.

A montanha é um importante local religioso desde o século II a.C., quando um templo taoísta foi construído na sua base. O taoísmo é uma das tradições religiosas e filosóficas mais antigas da China, promovendo a importância da naturalidade, simplicidade, espontaneidade, compaixão, frugalidade e humildade.

A experiência pode ser incrível e enriquecedora, apenas tenha atenção onde coloca os pés. Embora não existam estatísticas oficiais, há rumores de que 100 pessoas morreram a fazer a caminhada no ano de 2017.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.