Localizada em Brøndby Haveby, nos arredores de Copenhaga, na Dinamarca, a Circle Gardens é uma pequena comunidade composta por vários jardins comunitários organizados em forma circular. Brondby Haveby tem essa organização especial por três motivos: incentivar a interação entre os moradores, oferecer o espaço como refúgio da agitação da cidade e dar a oportunidade para cultivar plantas.

@henry_do

O design é inspirado em vilas antigas, onde as pessoas se reuniam à volta de um poço central e interagiam. As casas, geralmente feitas de madeira, têm cerca de 50 metros quadrados, sendo projetadas para férias ou uso a curto prazo. São usadas entre os meses de abril e outubro e aos fins de semana. Cada casa tem ligação a uma praça central que serve como estacionamento para os carros.

Embora este tipo de organização urbana não seja nova, com as publicações do fotógrafo Henry Do no Instagram, a área de Brondby Haeby atraiu a atenção de várias que puderam apreciar a comunidade de uma perspectiva diferente. A ideia da "cidade-jardim" foi aprovada em 1964, quando o município de Brøndby concordou em dedicar espaço para loteamentos, assim os círculos hipnotizantes começaram a aparecer na área. Ao todo, são 12 jardins circulares que foram projetados pelo arquiteto paisagista Erik Mygind.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.