Se gosta de chocolate, esta cidade pode ser o próximo destino a pôr no mapa. A cidade de Oaxaca, no México, é conhecida pela sua cultura fortemente enraizada no cacau.

O cacau, também conhecido como o"alimento dos deuses" era reconhecido já na época dos Astecas pelo seu aroma único, e as pessoas consideravam-no além de alimento, uma substância sagrada. Muitas das tradições hoje em Oaxaca, ligadas ao chocolate, provêm destes tempos em que os povos indígenas o usavam nas refeições, fosse de manhã, à tarde ou à noite.

Oaxaca / México
créditos: DR

Ao visitar esta cidade, pode encontrar cacau em muitos sítios e de diferentes formas: Em barras, em bebidas misturado com água ou leite, como é o caso do Champurrado, do Tascalate e do Tejate (o mais antigo), e em refeições como o típico prato toupeira de galinha.

O Tejate teve origem nos povos Zapotecas e Mixtecas e mantém-se até hoje com a receita original, utilizando o cacau, a flor de cacau, milho e sementes moídas da fruta mamey.

E já que pode provar, porque não aprender também? É muito comum os turistas assistirem a aulas sobre a confeção do cacau com mulheres locais, onde aprendem a moer as sementes em antigas metates, e a confecionar receitas com mais de 300 anos de história.

Fotografia: Chocolate La Soledad (Facebook)
créditos: Chocolate La Soledad (Facebook)

Existem diversos mercados tradicionais, onde se vende cacau em estado puro ou já com algumas transformações, como cacau fermentado, em pó, torrado, ou já com adição de açúcar, nozes, canela, amêndoas ou pimenta.

Se já está a pensar onde deve experimentar alguns dos melhores chocolates de Oaxaca, aconselhamos os seguintes locais: Loja Mayordomo, Chocolate La Soledad, Guelaguetza de Chocolate - onde pode provar chocolate confecionado de diversas maneiras e assistir a parte do processo de fabrico - e a Casa Mayordomo Restaurante - onde encontra pratos tradicionais.

Fotografia: La Autentica Chocolateria (Facebook)
créditos: La Autentica Chocolateria (Facebook)

Se chocolate é consigo, esta cidade não o vai desiludir: Tem pratos para experimentar do nascer ao pôr do sol!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.