Houtouwan é uma pequena cidade piscatória no leste da China que foi abandonada e está agora tomada pela vegetação, tornando-se muito procurada pelos amantes do mistério e da natureza.

Houtouwan está na ilha chinesa de Shengshan e era uma cidade de pescadores nos anos 50. Faz parte das Ilhas Shengsi, um conjunto de cerca de 400 ilhas, localizadas a cerca de 40 quilómetros a leste de Xangai. De todas as cidades do arquipélago, Houtouwan é a única que naturalmente se passou da decadência a atração turística.

A cidade prosperou durante décadas. No seu pico de prosperidade, estima-se que tivesse mais de 2 mil moradores. Mas com o passar dos anos, à medida que os navios se tornaram maiores, o pequeno porto de Houtouwan não podia mais competir com as grandes cidades. A única maneira dos moradores entrarem e saírem da cidade quando os mares eram inavegáveis ​​era um pequeno caminho sinuoso ao lado de uma colina, o que se tornava muito difícil para a população.

Estima-se que todos na cidade se tenham mudado, no início dos anos 90, para procurar emprego nas cidades próximas, na mesma ilha, que tinham melhores acessos.

Abandonada, Houtouwan ganhou uma vida completamente diferente. Nos últimos anos, a natureza recuperou a cidade e cobriu os edifícios com uma camada verde exuberante.

Desde a sua redescoberta, em 2015, Houtouwan tornou-se um destino turístico como uma espécie de cidade-fantasma pintada de verde.

Os turistas podem, agora, andar por caminho de terra que se entrelaça entre as casas e a vegetação. Algumas das casas abandonadas ainda estão mobiladas, acrescentando, assim, um elemento sinistro extra à experiência.

Chegar à cidade pode ser difícil e demorado, no entanto, a lugar é verdadeiramente mágico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.