A Livraria Paddy Field está localizada no lado norte de Xiadi, uma vila na província de Fujian, na China. É uma filial da popular Librairie Avant-Garde, uma livraria independente que foi inaugurada em 1996 e desde então se expandiu por todo o país.

Os arquitetos do Trace Architecture Office (TAO), com sede em Pequim, projetaram o edifício para que se parecesse com uma das estruturas históricas da vila e assim misturar-se com a paisagem natural da vila. Quando o projeto começou, havia apenas três paredes permaneciam intactas do edifício abandonado, além de algumas paredes em ruínas do pátio.

Os arquitetos  transformaram-no as ruínas num edifício de três andares, com salas de leitura e espaços para os visitantes relaxarem, misturando o contemporâneo com o tradicional. Existe ainda um café com janelas do chão ao teto, para que os visitantes possam desfrutar das vistas para toda a vila e para os campos onde o arroz é cultivado.

A livraria possui cerca de 7.500 livros sobre temas como arquitetura, arte, design, cinema e fotografia, além de clássicos das ciências humanas e sociais. No entanto, é especializada em livros sobre desenvolvimento rural, proteção de vilas antigas, artes folclóricas e artesanato, civilizações agrícolas, educação rural, literatura com temas rurais e geografia e história da vila e província.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.