A Universidade de Karabuk, na Turquia, projetou a sua biblioteca e sala de leitura para parecer uma estante de livros gigante - uma estrutura criada pelos arquitetos Robert Venturi, Denise Scott Brown e Steven Izenour.

O edifício está localizado no centro de Karabuk, na parte norte da Anatólia, quase no Mar Negro e foi construído com o apoio de Kamil Gulec, um filantropo turco que fornece acesso a 60.000 livros impressos e seis milhões de publicações digitais.

Inspirado na Biblioteca Pública de Kansas City, nos Estados Unidos, o prédio mudou a paisagem da cidade e tornou-se uma das suas principais atrações turísticas, além de dar acesso a pelo menos 190 bibliotecas universitárias do país.

Devido à pandemia, muitos serviços de várias áreas foram transferidos para a Internet o que levou a que 500.000 pessoas fizessem download de recursos da biblioteca em 2020.

Refik Polat, reitor da Universidade de Karabuk, disse à Agência Anadolu que a biblioteca tem um design exterior único na Turquia e cria uma identidade para a escola. “Temos quase 60.000 livros impressos na nossa biblioteca. O mundo agora está mais interessado em livros e revistas digitais e, por isso, temos mais de 20.000 e-books e quase 40.000 e-revistas. A nossa biblioteca é amplamente utilizada”, explicou. A biblioteca também possui 6 milhões de obras com artigos, teses e outros recursos.

"Estamos a tentar criar todo o sistema para possa funcionar com inteligência artificial", disse ele, acrescentando que os funcionários da biblioteca desejam tornar a biblioteca funcional mesmo que ninguém esteja presente.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.