Foto: Tailândia/momondo
O mundo inteiro vive numa azáfama durante praticamente todo o ano. Por isso, é importante tirar uns dias para carregar baterias, desligados da rotina habitual.
O ioga, modalidade conhecida como a prática de técnicas de respiração e meditação aliadas às posturas corretas para o nosso corpo cansado, tem muitos benefícios nesse sentido.
A momondo sugere 5 destinos onde a oferta de retiros de ioga é reconhecida.
Índia é o ponto de partida
Foi na Índia que os retiros de ioga deram os primeiros passos e, por isso, a oferta é mais que muita. Em Goa, antiga província portuguesa, é possível encontrar alguns dos retiros mais reconhecidos, onde a ligação à natureza é um requisito obrigatório.
Aqui poderão ser encontrados locais onde os hóspedes ficam em casas amigas do ambiente, promovendo a sustentabilidade, ao mesmo tempo que equilibram o físico e a mente com as inúmeras aulas de ioga disponíveis. As boas práticas do ioga, aliadas a uma alimentação cuidada e típica da região, com muita influência vegetariana, fazem as delícias de quem por lá passa.
Além disso, através da experiência de passeios de barco com os locais é possível sentir-se mais integrado na cultura indiana.
Do detox à plena harmonia na Tailândia
Com alguns dos profissionais de ioga mais conhecidos em todo o mundo, a Tailândia reúne todas as condições para durante uns dias ficar em modo off. O clima tropical e as paisagens verdejantes fazem deste destino um dos mais procurados. Mas, apesar da agitação da ilha Koh Samui, algumas das referências neste mercado, que prometem o descanso total nesta ilha.
Os programas são variados, seja em grupo ou sozinho, desde o detox alimentar à formação de instrutores. Aquilo que se pretende é que cada hóspede tenha uma experiência única e personalizada, adequada às suas necessidades. Em comum têm a ligação com a natureza e os shalas (estúdios de ioga) de ambientes relaxantes.
Indonésia oferece a Ilha dos Deuses
A paisagem de Bali já é relaxante o suficiente para carregar todas as baterias nas férias. A oferta de espaços para praticar ioga em conexão total com a natureza é vasta e diversificada.
Em Ubud encontram-se alguns dos retiros mais conhecidos nesta área, onde a selva facilita na altura de desligar. Este destino oferece-lhe vários retiros, situados no meio da natureza, com paisagens de cortar a respiração, numa ilha vulcânica, onde podemos ir da montanha à praia em poucos quilómetros.
É o destino ideal para recarregar energias e encher a alma de actividades que certamente, o vão inspirar.
Costa (mais do que) Rica
A riqueza do espírito é aquilo que se procura quando se vai até à Costa Rica, mais precisamente até Santa Teresa. Além do ioga, também a alta qualidade dos spas desta região a torna tão famosa. A floresta tropical e as praias paradisíacas são o cenário perfeito para retiros de ioga.
A Costa Rica oferece-lhe paisagens naturais repletas de uma riqueza única. Experimente sentar-se junto a um dos vários vulcões que aí existem, e meditar enquanto respira a grande biodiversidade deste canto tropical. Aproveite e, no final do dia, dê um mergulho relaxante por uma piscina de água quente.
Marrocos na rota do ioga
Quem disse que o desporto não se pode aliar ao ioga, está muito enganado. Prova disso são os retiros que juntam o surf às práticas de meditação em plena costa marroquina, mais precisamente em Aouir.
Assim, os amantes de desportos aquáticos já não vão precisar escolher entre relaxar e ter alguma injeção de adrenalina, as duas são bem possíveis. As aulas de ioga são por vezes dadas em terraços exteriores, com vista para o Oceano Atlântico, em plena conexão com a natureza.
De uma forma reparadora, tanto a prática de exercício físico como de técnicas de introspeção, fazem a combinação perfeita para umas férias revitalizantes.
Comentários