Quando viajei entre a cidade croata e a montenegrina pensei qual delas seria a mais bonita. E depois de ter visitado ambas cheguei a algumas conclusões. Partilham a fantástica costa do Adriático e estão separadas por uma curta distância. Kotor é mais pacata, enquanto Dubrovnik tem boas praias e é mais popular.

Dubrovnik
Dubrovnik e as águas do Adriático créditos: Jorge Duarte Estevão

Kotor é agora o que Dubrovnik já foi há vinte anos, com menos turistas e mais carisma. Kotor e Dubrovnik são muito bonitas, mas a cidade croata é talvez demasiado popular e as ruas estão transformadas numa zona de comércio com lojas, geladarias e restaurantes. Para caminhar nas ruas é preciso fintar milhares de outros visitantes. E os preços em Dubrovnik são bem mais elevados do que em Kotor.

Dubrovnik
Turistas nas ruas de Dubrovnik créditos: Jorge Duarte Estevão

Embora em Kotor haja menos confusão nas ruas, não está livre do excesso de turismo e até a UNESCO alertou que Kotor pode perder o selo de Património da Humanidade. Tudo devido ao excesso de construção e turismo - sobretudo causado pelos números de visitantes em catadupa nos navios de cruzeiro. Em Kotor, irá restaurantes melhores e mais baratos restaurantes e staff mais atencioso.

Em Dubrovnik chega a causar náuseas a quantidade de tours, passeios e outras referências à série de televisão Guerra dos Tronos - aí foram filmadas várias cenas da série televisiva e esta foi uma razão para (ainda) maior popularidade.

Kotor
Muralha de Kotor créditos: Jorge Duarte Estevão

O melhor é visitar ambas - fora da época alta – e saborear vinhos, cerveja e pratos locais – almoce uns jaquinzinhos fritos numa esplanada de Dubrovnik, com vista para a muralha, ou prove borrego cozinhado em leite, em Kotor. Dubrovnik é cultura e praia. Kotor é relaxamento, cultura e gastronomia.

Se quiser saber em mais detalhe o que distingue as duas cidades e sobre o Montenegro, dê uma espreitadela nestes artigos.

Ou siga-me no Facebook e Instagram. Fico à sua espera.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.