Julien de Casabianca é um artista a viver em Paris que, entre outras coisa, se dedica à street art, tendo um projeto peculiar que consiste em levar as obras de arte clássicas para a rua. "Eu estava no Louvre e apaixonei-me por uma personagem feminina de uma pintura clássica, e queria libertá-la do castelo/museu, como um príncipe encantado... Então tirei uma foto e imprimi-a no tamanho real de um humano, e colei-a na rua, para lhe mostrar a nova vida contemporânea", conta Julien ao SAPO Viagens. Depois, fez isso com mais de 300 imagens e levou-as a todo o mundo. Assim, nasceu em 2014 o seu projeto Outings, que consiste em tirar fotos das obras dos museus e levá-las para as ruas. Toda a decoração da pintura é retirada, permanecendo apenas a personagem.

Julien de Casabianca já foi convidado por vários centros de arte de todo o mundo, dos Estados Unidos à Suíça, passando pelo Nepal, participando também em grandes festivais de arte de rua como o NuArt.

"A ideia é tirar as personagens das pinturas clássica do museu, que está sempre na área rica, e colá-los na área pobre", explica. O seu trabalho preferido é o mural gigantesco de uma menina numa rua de Memphis. "A escolha da pintura foi fácil, como sempre: estava apenas a caminhar pelas coleções e à espera de sentir alguma emoção."

Percorra a galeria e descubra alguns dos murais de Julien de Casabianca espalhados pelo mundo.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.