O concurso Art of Building Photographer of the Year  é realizado pelo Chartered Institute of Building (CIOB) para celebrar a criatividade na indústria da construção. Os juízes da competição analisaram milhares de inscrições de fotógrafos de mais de 100 países para elaborar uma lista com 12 finalistas, antes de escolher um vencedor geral.

Este ano, na décima edição do concurso, o grande vencedor foi Pedro Luis Ajuriaguerra Saiz, um fotógrafo profissional do norte de Espanha, com a sua foto do Hemisfèric, um museu de ciências em Valência, projetado por Santiago Calatrava. A foto, nomeada "Peixe", capturou habilmente o edifício e os seus reflexos, para criar a ideia de uma criatura viva.

Enquanto isso, o público também foi autorizado a votar na sua foto favorita. Alexandr Bormotin levou para casa o prémio de escolha do público, com mais de 30% dos votos na sua foto de uma nova estação de comboio subterrânea em Moscovo.

Uma fotografia da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, durante a Romaria da Senhora d'Agonia, do fotógrafo José Pessoa Neto também foi uma das 12 finalistas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.