A região de Tusheti cativa quem a visita pela sua beleza mas como está posicionada nas encostas das montanhas do Cáucaso, chegar até esta zona é um desafio quase impossível para muita gente.

Na prática Tusheti está dividida por quatro desfiladeiros: Pirikiti, Gometseri, Chagma e Chanchakhovani. A estrada para Tusheti é considerada uma das estradas mais perigosas do mundo, percorre várias encostas e sobe até uma altitude de mais de quatro mil metros.

A maior aldeia da região de Tusheti é Omalo e a única estrada de acesso é através do desfiladeiro Abano (2800 metros de altura).

Desde Omalo pode seguir três direcções diferentes, todas elas percorrendo cadeias de montanhas e desfiladeiros. Apesar de ser possível seguir para qualquer uma das direcções de carro a estrada tem zonas perigosas devido ao clima alpino, à neblina e à pouca visibilidade do local.

As curvas e contra-curvas em zonas inclinadas também não ajudam a percorrer esta estrada com segurança.

Por outro lado, há muitas trilhas e opções de trekking. Apesar de levar mais tempo para andar de um ponto A ao ponto B, o risco envolvido é menor.

Todos os anos milhares de pessoas visitam esta zona da Geórgia devido às suas paisagens fantásticas, percorrendo a famosa (e perigosa) estrada de Tusheti.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.