Bolas. Tinha acabado de planear a viagem praticamente toda ao detalhe na noite anterior e agora levava com aquela notícia. E agora?? Vou ou não vou? Arrisco…? Tendo em conta o sensacionalismo habitual dos media, decidi falar com quem estava a viver a situação de perto: entrei em contacto com uma pessoa que está a viver em Lima, que me tranquilizou dizendo que as piores situações registavam-se no Norte do país. Eu podia ficar descansada uma vez que o meu plano de viagem se cingia essencialmente ao Sul. Decidi falar também com a PeruHop, a companhia de autocarros com quem eu vou fazer grande parte da viagem que me informou que a rota não tinha sido alterada até ao momento. Ok… de qualquer forma como tinha comprado um voo não reembolsável bem que poderia dizer adeus ao dinheiro. Vamos lá então! Viagem “back on”.

Cronicas Peru
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

No dia da viagem (hoje), tendo em conta que o voo partia às 5h e eu teria de estar no aeroporto de Lisboa às 3h, nem valeu a pena fechar a pestana, por isso lá segui eu com um olho aberto e o outro fechado (sendo que o aberto só assim estava graças às borboletas no estômago que me deixavam acordada!).

Neste momento escrevo-vos do aeroporto de Schiphol em Amsterdão, onde faço uma escala relativamente curta antes de embarcar no voo de 12 horas (sim… 12!!!) até Lima. Pelo caminho até cá vou recebendo uns sinais do destino de que isto vai tudo correr bem: mesmo ao meu lado no balcão de check-in em Lisboa às 3h30 encontro um velho amigo dos meus pais com quem acabo por ir a conversar o caminho todo até seguirmos para portas de embarque diferentes; parece que todas as pessoas com quem me cruzo são especialmente simpáticas (entrei num universo paralelo, só pode!); numa das livrarias aqui do aeroporto encontro um livro chamado “The High Mountains of Portugal”, do Yann Martel (o mesmo autor do livro “A Vida de Pi”) que será a minha companhia fiel durante a viagem, e o homem do controle de passaporte, ao pegar no meu passaporte olha para mim e após uma pequena pausa começa a falar português comigo com um sotaque holandês serrado. Desatei a rir claro, não estava nada à espera!

Cronicas Peru - Aeroporto de Schiphol
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Bem, e entretanto falta-me uma hora para o meu próximo voo. Tempo suficiente para publicar esta crónica, e ainda trabalhar um bocadinho com acesso à internet.

Nas próximas 3 semanas pode contar com mais crónicas, fotos e videos da minha viagem por terras Peruanas. O roteiro: Lima - Paracas - Huacachina - Nazca - Arequipa - Puno - Cusco - Machu Picchu - Puerto Maldonado (selva). Para não perder pitada pode fazer o seguinte: 1) estar atento às crónicas que vou publicando aqui no SAPO Viagens  e 2) ativar as notificações na página de Facebook do Joland!

Até já!

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.