Barranquilla - Colômbia

Barranquilla - Colômbia
Barranquilla - Colômbia créditos: Booking.com

Considerado património intangível da humanidade pela UNESCO, o carnaval de Barranquilla é um dos mais antigos carnavais da América Latina. Possui uma mistura das culturas europeia, africana e indígena e assemelha-se aos desfiles de rua do Brasil. A festa começa com a Batalla de las Flores, um desfile de carros alegóricos, grupos de dança e foliões fantasiados que dançam a "cumbia" e a "garatuja". Desde 2002, a cidade acolhe a Casa do Carnaval, sede da Fundação Carnaval de Barranquilla, que serve de encontro para os carnavalescos e fãs da festa durante o ano todo. A casa é repleta de recursos audiovisuais e experiências sensoriais.

Onde ficar: O Movich Buro 51 dispõe de piscina e terraço ao ar livre, sauna, restaurante e bar. Além de ter uma localização privilegiada em Barranquilla.

Gualeguaychú - Argentina

Gualeguaychú - Argentina
Gualeguaychú - Argentina créditos: Booking.com

Os fins de semana da cidade de Gualeguaychú na Argentina ficam definitivamente mais animados em janeiro e fevereiro, pois são dedicados ao carnaval da cidade. Os desfiles estão entre os melhores do mundo e contam com figurinos de alta qualidade e coreografia sincronizada com os diversos carros alegóricos. As cinco escolas, conhecidas como "comparsas", competem para ser a campeã da edição e desfilam num palco criado de propósito para o efeito, inaugurado em 1997 e que recebe todos os anos cerca de 40.000 pessoas. A cidade de Gualeguaychú fica a 225 km de Buenos Aires e, além do carnaval, possui belas praias e termas.

Onde ficar: O Terra y Rio oferece acomodações completas em Gualeguaychú e fica a 6 minutos a pé da praia.

Veracruz - México

Veracruz - México
Veracruz - México créditos: Booking.com

O carnaval mais alegre e mais reconhecido do México começou a ser comemorado em 1866, com a festa das máscaras e, de 1925 até aos dias de hoje, é celebrado da mesma forma. O primeiro desfile, que acontece no sábado de carnaval, tem uma duração de 6 horas e é realizado numa avenida da cidade, com 3,8 km de extensão. Além dos bailes e desfiles, cujo ritmo principal é o Danzón, há diversas outras atividades artísticas, culturais e desportivas. Diversos grupos folclóricos e musicais participam na festa. A cidade de Veracruz tem um dos portos comerciais mais importantes do México e a sua gastronomia regional merece ser saboreada.

Onde ficar: O Emporio Veracruz tem vista para o histórico Forte de San Juan de Ulúa e dispõe de três piscinas, spa, três restaurantes e serviço de quarto 24 horas.

Recife - Brasil

Recife - Brasil
Recife - Brasil créditos: Booking.com

O carnaval do Recife é um dos mais tradicionais do Brasil e é conhecido por ter o "frevo" e o "maracatu" como ritmos principais, fugindo do tradicional samba. No Recife, o Galo da Madrugada junta um público de mais de 1 milhão de pessoas, e passa pelas ruas da cidade. Para se deslocar por Recife durante o carnaval, a maneira mais fácil é utilizando o Expresso da Folia, um sistema de autocarros que liga alguns dos centros comerciais da cidade ao principal polo do carnaval. Se quiser aproveitar e ir até Olinda, será possível ver de perto os bonecos gigantes, além de diversos desfiles e orquestras de frevo. De realçar que todos os eventos de rua em Recife e Olinda são gratuitos.

Onde ficar: Situada a apenas 3 km do centro histórico de Recife, a Pousada Villa Boa Vista fica dentro de uma espaçosa área verde.

Montevideu - Uruguai

Montevideu - Uruguai
Montevideu - Uruguai créditos: Booking.com

O carnaval do Uruguai é considerado o mais longo do mundo, com 40 dias de desfiles e apresentações nas ruas durante fevereiro e março. Além dos ritmos tradicionais da região, como o "candombe" e a "murga", há também escolas de samba que desfilam pela cidade. Cada um dos grupos ou escolas de samba apresenta-se durante aproximadamente 54 minutos e um público de 75 mil pessoas assiste aos desfiles ao vivo. O carnaval é tão importante para os uruguaios que foi criado um museu em 2006 para expor elementos de carnavais passados e textos explicativos sobre máscaras e acessórios usados em diferentes períodos.

Onde ficar: O B&B Casa Roberto oferece restaurante e bar, churrasqueira e vista de jardim. Fica a 900 metros da Plaza Independencia, onde toda a folia acontece.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.