Inaugurado a 29 de dezembro de 1720, o Alla Venezia Trionfante - como era chamado originalmente - abriu as portas pelas mãos de Floriano Francesconi. Os clientes acabaram por o rebatizar de Caffè Florian em homenagem ao seu proprietário. O Caffè Florian, está situado na Praça de São Marcos, na cidade de Veneza, é - segundo o seu site - o café mais antigo da Europa.

Amado por personalidades como Goethe, Ernest Hemingway e Charles Dickens, o café é tão famoso pela sua arquitetura Art Nouveau quanto pelos preços altos e pela constante multidão que o ocupa. Além de ser o café mais famoso, o Caffè Florian era o único local, no século XVIII, que admitia mulheres, o que explica por que Casanova o escolheu como seu “campo de caça” na sua busca contínua pela companhia feminina, segundo explica o site.

Embora ainda seja um refúgio de tradição, o Caffè Florian mantém-se como um espaço atual. Acolhe eventos culturais de alto nível, especialmente relacionados com arte contemporânea, e organiza encontros e discussões sobre arte e cultura.

Em novembro de 2019, grande parte do café ficou debaixo de água devido às inundações de Veneza. No entanto, o café publicou uma mensagem nas sua página no Facebook alguns dias depois a informar que já estava aberto novamente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.