A maioria dos turistas, quando pensa em visitar Itália, programa viagens para Roma ou Milão, os destinos mais famosos. Porém, existem outras cidades que também merecem estar na sua lista de destinos favoritos. Bolonha é um desses casos, graças ao contexto histórico e cultural.

A cidade conta com vários monumentos, atrações, pontes, praças, basílicas e outros lugares  que garantem umas férias inesquecíveis. Embora mantenha a aparência de uma antiga vila, é uma das mais modernas de Itália. E um modelo no que diz respeito à integração cultural e à qualidade dos serviços que disponibiliza.

Veja aqui as nossas sugestões imperdíveis e reserve já os seus bilhetes para Bolonha com a TAP.

Basílica de Santo Stefano

A Basílica de Santo Stefano, ou mais conhecida em Bolonha como “Le Sette Chiese” – as sete igrejas – é dos pontos mais belos da cidade. O espaço já foi composto por sete igrejas diferentes, que remontam os lugares da Paixão de Cristo.  A primeira delas, a Chiesa di Santo Sepolcro, foi construída em cima de um templo pagão. As igrejas seguintes foram erigidas ao longo dos séculos.

Basílica de Santo Stefano

Piazza Maggiore

Esta grande praça, localizada no coração de Bolonha, é rodeada por construções medievais. Na Idade Média atraía comerciantes de todo o mundo e o governo da cidade desempenhava as suas funções nos palácios em volta. Hoje em dia, a melhor forma de desfrutar da praça é sentar-se num dos muitos cafés ao ar livre e pedir um delicioso gelado italiano.

Piazza Maggiore

Santuário da Madonna di San Luca

É um dos passeios imperdíveis fora dos muros do centro histórico. O Santuário encontra-se na Colina da Guardia (Colle della Guardia). A subida é um pouco cansativa, mas as vistas que encontra pelo caminho compensam o esforço. No topo poderá apreciar a sagrada pintura da virgem com um menino.

Santuário da Madonna di San Luca

Biblioteca Sala Borsa

Caminhar pelo pavimento em cristal é também uma viagem ao passado, pois aqui encontram-se os restos de uma antiga cidade romana, Bononia, do século II a.C. Localizada dentro do “Palazzo d’Accursio”, é um centro cultural público que acolhe uma grande seleção de livros e de conteúdos multimédia.

Biblioteca Sala Borsa

Fontana del Nettunno

Junto à praça central reina esta fonte com uma estátua em bronze de Neptuno (deus do mar), obra do artista francês Jean Boulogne (mais tarde conhecido como Giambologna), em típico estilo barroco. Foi concluída em 1565 e também é conhecida por "il gigante" devido às suas dimensões.

Fontana del Nettunno

As torres inclinadas de Bolonha

Asinelli e Garisenda são duas torres altas que ficam ao lado uma da outra e foram batizadas com os nomes de famosas famílias italianas. Suba às torres para ter vistas magníficas da cidade e veja as paisagens épicas estendendo-se por vários quilómetros em seu redor.

As torres inclinadas de Bolonha

Museu Arqueológico de Bolonha

Situado no Piazza Maggiore, abriga uma grande gama de colecções e está dividido em 9 secções diferentes que incluem: Pré-histórica, Etrusca, Celta, Grega, Romana, Egípcia e Numismática. Aqui poderá encontrar artefactos e ferramentas da Idade do Bronze, restos de esqueletos, olaria, armamentos, estátuas chinesas e de mármore.

Museu Arqueológico de Bolonha

Colinas de Bolonha

Se tiver de escolher apenas um lugar perfeito para relaxar ou fazer um piquenique é uma questão de subir às colinas da cidade. Daqui pode apreciar as melhores paisagens do Monte Donato até ao Lago Suviana.  O roteiro tem os ingredientes necessários para um dia inesquecível.

Colinas
Bolonha desde 28€