Belém, no Brasil, encontra-se na região amazónica e é banhada por rios. Das praias à floresta, passando pelos parques ecológicos, venha descobrir o que a natureza tem para lhe oferecer. E por que não viajar para Belém, com a TAP, para conhecer este destino tropical?

Parque Natural Mangal das Garças

Criado pelo Governo do Pará em 2005, é o resultado da revitalização de uma área de cerca de 40.000 metros quadrados junto ao rio Guamá. Nas franjas do centro histórico de Belém, representa uma parte de toda a riqueza amazónica em plena cidade. Sem dúvida, um oásis para os que valorizam a natureza.

Tendo como objetivo principal preservar a vegetação original, todas as árvores originais foram mantidas e preservadas durante a sua construção. Com lagos, aves, vegetação típica, equipamentos de lazer, restaurante, vistas espetaculares da cidade e do rio a partir do Pavilhão Central, o Mangal das Garças depressa se tornou num dos pontos turísticos mais apreciados de Belém.

Parque Natural Mangal das Garças
Parque Natural Mangal das Garças créditos: Espaço São José Liberto / CC BY 2.0

Bosque Rodrigues Alves

Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque Rodrigues Alves Jardim – ou Jardim Zoobotânico da Amazónia – é um dos principais cartões-postais da Cidade das Mangueiras, tendo sido inspirado no “Bois de Bologne”, uma área verde localizada em Paris, França. Com uma área de 15 hectares, a grande maioria do seu espaço é composto por áreas verdes, e apenas 20% está reservado para circulação de visitantes.

O bosque acolhe ainda uma importante diversidade de espécies da fauna e flora do ecossistema amazónico, além dos monumentos, grutas, aquários e viveiros. São várias as espécies de animais que frequentam o parque, entre os quais estão, por exemplo, o peixe-boi amazónico, jacarés, tartarugas, jabutis, araras e macacos.

Se pretende visitar, saiba que a partir das 17h00 já não são permitidos visitantes no interior do bosque. Por isso, a compra do bilhete (2 reais) deverá ser feita até às 16h00. Existem passeios guiados, que devem ser reservados com pelo menos 15 dias de antecedência, e são feitos em dois períodos: manhã e tarde.

Bosque Rodrigues Alves
Bosque Rodrigues Alves créditos: Marajonida / CC BY-SA 3.0

Parque Estadual do Utinga

O parque foi criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza paisagística. Promove atividades de educação ambiental e incentiva o turismo ecológico.

Dentro do parque é possível caminhar, correr, andar de bicicleta, além de ser um óptimo espaço para fazer exercícios contemplativos e meditativos. Se gosta de caminhar, existem diversas opções de trilhos com diferentes níveis e percursos – todos em contacto direto com a abundância e a riqueza de espécies de fauna e flora presentes.

Distrito de Mosqueiro

A cerca de 80 quilómetros do centro de Belém, encontra-se esta ilha localizada na costa oriental do rio Pará, de frente para a baía do Marajó. Os seus 17 quilómetros de praias de água doce são ideais para apanhar uns banhos de sol. A Praia do Bispo é muito frequentada, quer por moradores quer por visitantes, tornando-a numa das mais populares da ilha. Mas também pode aceder a praias mais remotas, através de um passeio de barco.

Praia de São Francisco
créditos: Pixabay

Ilha de Cotijuba

Cotijuba significa “trilho dourado”, uma alusão às falésias que expõem a argila amarelada que compõe o solo da ilha. Em 1990, através de uma Lei Municipal, a Ilha de Cotijuba foi transformada em Área de Proteção Ambiental. Aqui encontra 15 quilómetros de praias de água doce e temperatura amena, que têm nomes peculiares como "Vai quem quer", "Flecheira", "Funda", "Saudade", "Amor" e "Farol". 

Parque Ecológico do Município de Belém

Com uma área aproximadamente equivalente a 115 campos de futebol, o Parque Ecológico divide-se entre os bairros de Val-de-Cans e Marambaia. Cortado em toda a sua extensão pelo canal de São Joaquim, inclui diversos trilhos para passeios. Um ótimo local para relaxar e aproveitar a natureza viva.

Complexo Ecológico Parque Dos Igarapes

Um espaço de turismo de lazer para toda a família. Aqui encontra alojamento, espaços verdes e entretenimento. Criado para oferecer turismo num ambiente de sustentabilidade e preservação da floresta, o complexo fica a apenas 12 minutos da zona central de Belém. Tem uma piscina de água mineral corrente, um hotel e o maior circuito de arborismo da região norte e nordeste com 425 metros de extensão, em pleno cenário de beleza natural da Amazónia.

Belém desde 345€