Bilbau está no mapa dos destinos a visitar devido ao esplêndido museu Guggenheim, mas há muito mais para ver nesta fantástica cidade. Com o Natal quase a chegar, as atenções vão para o Dia de São Tomás, 21 de dezembro, uma das datas mais importantes do calendário do País Basco e que marca o início das festividades natalícias na cidade.

Milhares de pessoas reúnem-se nas Plaza del Arenal e Plaza Nueva para celebrar no conhecido mercado de São Tomás, onde há dezenas de produtos à escolha, entre os quais não faltam o típico presunto, chouriço e queijo. No total são mais de 200 bancadas. A pensar nos fãs dos doces, há também várias rosquilhas e deliciosos bolos. É também aqui que poderá encontrar os melhores presentes de Natal nas bancas de artesanato, enquanto passeia pelas ruas decoradas desfrutando do som da música que ecoa dos espetáculos que ali vão tendo lugar.

Leia aqui as nossas sugestões imperdíveis e reserve já os seus bilhetes para Bilbau.

Museu Guggenheim

É um dos principais pontos de atração da cidade e atrai milhares de visitantes de todos os cantos do mundo, com a sua magnífica estrutura com curvas e materiais interessantes. Transformou a cidade, modificando a sua imagem. Poderá conhecer o vasto catálogo da exposição permanente, assim como as exposições temporárias.

O complexo permite ainda degustar uma refeição no restaurante de alta cozinha, com uma estrela Michelin - o Nerua -  ou desfrutar de uma refeição mais informal no Bistró Guggenheim Bilbao.

Museu

Ponte Bizkaia

Construída em 1893, foi projetada por Alberto Palacio e Elissague, também conhecido pela participação no Palácio de Cristal no Parque do Retiro, em Madrid. É uma das estruturas mais emblemáticas da cidade, por unir as duas margens da ria de Bilbau.

Património Mundial da UNESCO desde 2006, tem uma estrutura formada por quatro torres de ferro com 61 metros de altura, ligadas por uma cruz de 160 metros de comprimento, situada a 45 metros acima do nível do mar, que faz valer a pena a sua travessia.

Ponte Bizkaia

Palácio Floral (Palácio da Deputação Foral da Biscaia)

Inaugurado em 1900, continua a ser uma referência na cidade pela beleza da arquitetura. Reza a lenda que a sua construção provocou polémica pela ostentação da fachada, rica em detalhes, que mistura vários estilos, com uma forte influência barroca. É atualmente a sede do poder executivo de Bilbau, mas mantém a estrutura inicial: uma majestosa escadaria, dois andares, um sótão, um terraço, um mezanino e uma cave, que obrigam a uma visita.

Palácio Floral

Monte de Artxanda

Prepare-se para uma das melhores vistas da cidade. Coloque calçado confortável e suba ao Monte de Artxanda a pé, enquanto se deixa conquistar pelas paisagens deslumbrantes que surgem diante de si. Siga a “Rota Verde” que passará pelo Monte Avril, Arnotegi, Pagasarri ou Arriz e a partir do miradouro de Artxanda terá uma visão panorâmica de Bilbau como em nenhum outro ponto. Aproveite o final do dia para fazer o itinerário e conhecer o lado mais natural desta fantástica cidade.

Monte de Artxanda
Bilbau desde 38€