Os geoparques mundiais da UNESCO são espaços que contêm lugares e paisagens de relevância geológica internacional. Com esta nomeação, a organização tenta proteger o território de forma sustentável com a ajuda das comunidades que o habitam, explorando, desenvolvendo e celebrando as ligações entre este património geológico e todas as outras vertentes das áreas naturais, culturais e imateriais do área.

O Conselho Executivo da UNESCO aprovou a designação de oito novos Geoparques Globais da UNESCO, o que eleva o número de locais que participam da Rede Global de Geoparques para 169 em 44 países.

Devido à pandemia, nenhuma nova inscrição foi avaliada, e o Conselho Global de Geoparques da UNESCO só considerou candidatos de inscrições mais antigas que foram adiadas pelo Conselho em 2017-2019. As missões de avaliação a estes locais já tinham sido realizadas antes do início da pandemia e os candidatos apresentaram relatórios adicionais com as informações solicitadas durante a sua avaliação anterior pelo Conselho.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.