Estende-se por 7,8 quilómetros, desde o centro de Ontário até o Lago Dow, ao longo do histórico Canal Rideau - Património Mundial da UNESCO - e possui uma área de patinagem de cerca de 10 quilómetros quadrados.

Quando a temperatura baixa o suficiente para engrossar o gelo a cerca de 30 centímetros, a National Capital Commission prepara o gelo para o público. Como é necessário que o gelo tenha a espessura recomendada, não existe uma data de abertura especifica mas, geralmente, ocorre em janeiro mantendo-se aberta até final de fevereiro. Estima-se que o local receba 20 mil patinadores por dia, durante a temporada em que se encontra disponível.

O acesso à pista de patinagem é gratuito e muitos habitantes locais patinam ao longo do canal para ir para a escola ou para o emprego, durante os meses de inverno. Os visitantes podem alugar patins, trenós e outros equipamentos no local.

Ao longo da pista, é possível encontrar cinco áreas de descanso com barracas aquecidas, fogueiras, mesas de piquenique e vendedores que têm de tudo um pouco, desde sopas e bebidas quentes até doces regionais.

Durante as primeiras três semanas de fevereiro, o canal é palco do Winterlude, a celebração de inverno de Ottawa.

Em 2007, a UNESCO nomeou o Canal Rideau como Património Mundial. Dois anos antes, o Guiness World Records já o tinha classificado como a maior pista de gelo naturalmente congelada do mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.