Segundo o Livro do Guiness, a ilha que venceu o título de mais pequena do mundo foi a Bishop Rock. É uma minúscula ilha de 46 x 16 metros de área, formada apenas por alguns rochedos, sendo uma das inúmeras ilhas que pertencem às Ilhas Scilly, localizadas a sudoeste da península da Cornualha, na Inglaterra.

Bishop Rock
Bishop Rock créditos: Wikimedia Commons

Bishop Rock é tão pequena, que possui apenas uma construção: o Farol de Bishop Rock. No entanto, o farol foi automatizado em 1982 e deixou de ser habitado. Então, atualmente, qual é a menor ilha habitada?

Quem venceu este título foi a Ilha Just Room Enough, em Alexandria Bay, Nova Iorque. Just Room Enough é uma das ilhas do arquipélago das Mil Ilhas -  que, segundo contagem oficial, são 1.864 - no rio São Lourenço, na fronteira entre Estados Unidos e Canadá. A Just Room Enough fica a apenas quinhentos metros da próxima ilha, o Boldt Castle, a icónica mansão de conto de fadas que o milionário George Boldt começou a construir em 1900.

Boldt Castle
Boldt Castle créditos: Wikipedia Commons

Por convenção local, esses pequenos pontos arenosos entre Nova Iorque e Ontário só contam como parte do arquipélago das Mil Ilhas se estiverem acima do nível do rio o ano todo, e conseguirem sustentar duas árvores ou arbustos. Na década de 1950, a família Sizeland comprou a Hub Island, uma das mais pequenas ilhas do arquipélago, plantou uma árvore e construiu uma pequena casa que ocupou todo o espaço restante. Eles rebatizaram a nova propriedade de Just Room Enough Island, por razões óbvias.

Se a ideia dos Sizeland era estarem isolados do mundo para passar dias sossegados, não foram bem sucedidos. Assim que a construção ficou pronta, a casa – que parece flutuar - passou a chamar a atenção dos turistas que cruzavam o rio. Apesar dos curiosos, a família continua a viver na pequena propriedade que deixa pouco espaço para erros, um passo em falso e caiem na água.

Ilha
Just Room Enough créditos: Wikipedia Commons

A Just Room Enough Island tem cerca de metade do tamanho da Bishop Rock, portanto mesmo antes do farol britânico perder o seu guarda, já Just Room Enough seria a ilha habitada mais pequena do mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.