O projeto em questão, conhecido como PlasticRoad, está em desenvolvimento, desde 2015, e foi criado pela empresa de engenharia holandesa KWS, em colaboração com os fabricantes de tubos Wavin e a empresa de energia Total. Em vez de depender de materiais convencionais como alcatrão ou cimento, o projeto usa plástico reciclado para construir blocos pré-fabricados leves de estrada, que podem ser transportados  e rapidamente instalados nos locais de construção. Como esses blocos são ocos, é possível equipá-los com sistemas internos como canos de escoamento, cabos eléctricos e sensores antes de serem concluídos, criando peças de estrada feitas sob encomenda que se integram perfeitamente nas estruturas pré-existentes.

De acordo com a PlasticRoad, estes blocos pré-fabricados exigem uma manutenção consideravelmente menor do que as estradas normais e podem durar até três vezes mais do que as estradas convencionais. Depois, se forem desativados, os blocos serão reciclados para criar material adicional para obras rodoviárias, por sua vez, combatendo questões ambientais relacionadas a resíduos de plástico. Embora os blocos sejam fortes o suficiente para transportar carros e outros veículos motorizados, durante a fase de testes do projeto, o PlasticRoad apenas os usará para construir ciclovias.

A PlasticRoad espera concluir a primeira comissão - uma ciclovia de 30 metros de comprimento na cidade de Zwolle - em setembro de 2018, e depois construir outra rota noutro lugar, na província de Overijssel, logo depois. Esses caminhos iniciais permitirão que a PlasticRoad teste a invenção e, esperançosamente, prepare o caminho para projetos similares noutras cidades da Holanda.

Esta não é a primeira vez que estradas feitas de materiais reciclados apareceram na Holanda. De fato, nos últimos 18 meses, várias estradas na província da Frísia foram pavimentadas com um tipo de asfalto de última geração, que contém um agente derivado de papel higiénico reciclado. Amsterdão também conta com muitos projetos inovadores e ecológicos, incluindo um passeio de pesca de plástico que ajuda a manter os canais da cidade livres de lixo prejudicial e o primeiro corredor de compras sem plástico do mundo, localizado dentro de um supermercado Ekoplaza próximo ao Vondelpark.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.