Mantenha-se ativo a viajar

Canoagem ou caiaque

Canoagem ou caiaque

Seja no mar ou no rio, pode entrar para uma pequena embarcação e praticar canoagem ou andar de caiaque. Aliás, é uma das minhas atividades preferidas enquanto viajo. É uma forma divertida de fazer algum desporto e também explorar baías, grutas ou áreas menos visitadas. Alugue um caiaque e faça-se ao mar, ao rio ao lago ou à lagoa.

Caminhadas

Caminhadas

Desta lista de atividades físicas que lhe apresento, esta talvez seja a mais simples e acessível, pois pode praticá-la em qualquer lugar - das planícies do Alentejo, às montanhas do Montenegro, dos vales da Suíça, até às ruas de Faro ou em qualquer local onde possa caminhar. Se está de férias, deixe os transportes de lado, invista num bom par de ténis ou botas e vá caminhar.

Natação

Natação

É considerado um dos desportos mais completos, embora possa também ser um dos mais exigentes em termos físicos. Aproveite para reservar um hotel com piscina e dê umas fortes braçadas. Mas cuidado, pois isso pode abrir-lhe demasiado o apetite...

Mergulho ou snorkelling

Mergulho

Não deixe que o facto de não ter qualquer curso de mergulho ou certificado o impeça de ver a incrível beleza que os oceanos possuem. Siga o meu exemplo, mesmo sem ter qualquer curso já tive o privilégio de passar horas a fio com uma máscara, um tubo e barbatanas em locais mágicos como a segunda maior barreira de corais do mundo - no Belize - ou na indescritível zona de Raja Ampat, na Papua Indonésia.

Ski

Ski

É, porventura, o desporto mais radical desta lista de atividades, embora esteja ao alcance de quase todos. É verdade que apenas o pode praticar em algumas épocas do ano - pelo menos em pistas naturais - mas da Serra da Estrela, aos Alpes franceses ou suíços, da Nova Zelândia ao Canadá há muito por onde escolher se quiser praticar desportos de inverno. E também pode alugar o equipamento em muitas das estâncias de ski.

Passeios de bicicleta

Passeios de Bicicleta

Tal como a caminhada, passear de bicicleta é a atividade ideal para viajantes de qualquer idade. E é também ótimo se viajar sozinho, com amigos ou em família. Algumas cidades como Amesterdão ou Copenhaga são paraísos para quem gosta de pedalar. Fora das zonas urbanas há igualmente locais extraordinários para explorar, como a zona vinícola de Bordéus, a tranquilidade da Costa Alentejana ou o cenário idílico de algumas ilhas das Seychelles, onde não circulam carros.

Golf

Golf

Embora seja um desporto mais especializado e, talvez, de elite, pode jogar golf em praticamente qualquer lugar do mundo. Muitas pessoas transportam o próprio equipamento, mas se quiser viajar leve também o pode fazer, pois em muitos campos de golf pode alugar tudo o que necessita para umas horas ou dias passados de forma relaxada.

Quer adote uma destas atividades físicas ou outra, aproveite para se manter ativo quando viaja.

Se quiser mais dicas e histórias de viagem, dê uma espreitadela no blog Lugares Incertos.

Ou siga-me no Facebook e Instagram. Fico à sua espera.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.