Para aqueles que querem rodear-se de natureza sem precisar sair de casa, há vários parques naturais de todo mundo que oferecem visitas virtuais, através do site Google Arts & Culture. No conforto do seu lar, pode explorar os trilhos do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, ver os glaciares argentinos ou desfrutar de uma das paisagens naturais mais valiosas da Europa Central.

Parque Nacional dos Fiordes de Kenai, Alasca, EUA

Os Fiordes de Kenai têm mais de 40 glaciares no Harding Icefield - um amplo campo de gelo - e a visita começa no Exit Glacier, um dos únicos glaciares acessíveis por estrada dentro do parque nacional.

Esta visita virtual permite explorar a caverna formada por lava corrente, que pode drenar a lava de um vulcão durante uma erupção e apreciar a vista deslumbrante das falésias costeiras vulcânicas, voar sobre um vulcão ativo e  ver os efeitos de uma erupção de 1959.

Parque Nacional das Grutas de Carlsbad, Novo México, EUA

Localizado no deserto de Chihuahuan, no sul do Novo México, este parque popular tem mais de 100 cavernas que podem ser exploradas através da visita virtual.

Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad
Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad

Parque Nacional de Bryce Canyon, Utah, EUA

Apesar do seu nome, Bryce não é propriamente um canyon, mas sim um grande anfiteatro natural formado pela erosão que pode ser explorado de forma virtual.

Parque Nacional de Dry Tortugas, Flórida, EUA

Com esta visita virtual pode visitar o Forte Jefferson da época da Guerra Civil, nadar pelo terceiro maior recife de coral do mundo e até mergulhar num naufrágio.

Parque Nacional de Komodo, Indonésia

O Parque Nacional de Komodo, em Tenggara, na Indonésia, existe desde 1980 e tem o objectivo de proteger o habitat do dragão de Komodo, assim como preservar as florestas e os recifes de coral.

Parque Nacional de Komodo
Parque Nacional de Komodo

Parque Nacional das Ilhas do Canal, Califórnia, EUA

O Parque Nacional das Ilhas do Canal é um parque nacional composto por cinco das oito ilhas constituintes do arquipélago. Nesta visita virtual pode explorar a  ilha Anacapa.

Parque Nacional Hallasan, Coreia do Sul

O Parque Nacional Hallasan possui a montanha mais alta da Coreia do Sul,  foi classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO em 2002 e como Património Mundial em 2007.

Parque Nacional Los Alerces, Argentina

O Parque Nacional Los Alerces é uma grande área protegida na Província de Chubut, Argentina. Em 2017, foi declarado Património Mundial da UNESCO. Com esta visita pode desfrutar das vistas para a lagoa.

Parque Nacional Los Alerces
Parque Nacional Los Alerces

Parque Nacional de Yellowstone, EUA

Yellowstone possui desfiladeiros, rios, florestas exuberantes, fontes termais e géiseres em grande atividade, incluindo o mais famoso, Old Faithful. Nesta visita pode explorar o espaço ao longo da Route 16.

Parques Nacionais de Redwood, Califórnia, EUA

Nesta visita virtual tem a oportunidade de explorar a costa da Califórnia, numa caminhada ao longo da praia, entre o mar e a montanha.

Parque Nacional Krkonoš, República Checa

O parque nacional de Krkonoše está entre as áreas naturais mais valiosas da Europa Central, apresentando um mosaico único de ecossistemas que lembram o passado glaciar.

Parque Nacional Krkonoš
Parque Nacional Krkonoš

O Parque Nacional das Montanhas de Guadalupe é um parque nacional localizado nas montanhas Guadalupe e contém o Pico Guadalupe, o ponto mais alto do estado do Texas.

Parque Nacional El Palmar, Argentina

Este parque foi criado com o objetivo de conservar uma das últimas zonas com palmeiras yatay. O parque tem um ecossistema de savana temperada-húmida, típico da mesopotâmia argentina.

Parque Nacional Los Glaciares, Argentina

O Parque Nacional Los Glaciares é o segundo maior do país e abriga vários glaciares que podem ser observados nesta viagem virtual.

 Parque Nacional Los Glaciares
Parque Nacional Los Glaciares

 Parque Regional White Tank Mountain, Arizona, EUA

O Parque Regional White Tank Mountain é um grande parque regional localizado no centro-oeste do Condado de Maricopa, Arizona e maior parte da cordilheira White Tank Mountains.

Parque Nacional Lanín, Argentina

Coberto de araucárias nativas e repleto de lagos, o Parque Nacional Lanín é um tesouro da Patagónia. Foi criado em 1937, quando a fronteira com o Chile ainda era disputada, mas as nações concordaram que dada a biodiversidade da área e a sua beleza natural, merecia ser preservada.

Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, EUA

Também famoso pelas suas sequoias gigantes é o Parque Nacional de Yosemite. Todos os anos, mais de 4 milhões de pessoas visitam e descobrem os seus tesouros naturais.

 Parque Nacional de Yosemite
Parque Nacional de Yosemite

 Parque Nacional de Big Bend, Texas, EUA

Além de ser um dos parques mais remotos do estado, é também o maior, com mais de 324.000 hectares. É famoso pelo amplo céu estrelado e canyons que mais parecem templos.

Parque Nacional da Sequoia, Califórnia, EUA

Famoso pelas suas árvores de 80 metros de altura, o Parque Nacional da Sequoia atrai mais de 1 milhão e meio de visitantes por ano. E é possível visitá-lo sem sair de casa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.