Embora a pandemia tenha vindo piorar a qualidade de vida em 12 cidades analisadas pelo estudo da Deco - Proteste, Viseu é o município onde os habitantes se encontram, de modo geral, mais satisfeitos com o local onde vivem.

Entre os quase 3500 portugueses que responderam ao inquérito sobre a qualidade de vida nas cidades, os habitantes de Viseu, Leiria e Braga são os que se encontram, em geral, mais satisfeitos com o local onde vivem. Já quem vive em Évora e Lisboa está menos satisfeito.

Das dez vertentes avaliadas, o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos são as que têm maior impacto na qualidade de vida e Viseu encontra-se acima da média nestes três critérios.

Como cada cidade lidou com a pandemia? Os inquiridos de Leiria revelaram-se os mais satisfeitos com o desempenho municipal, desde o momento em que a crise do coronavírus começou até à altura em que preencheram o inquérito, no final de 2020, apesar de um decréscimo do nível de satisfação.

Para avaliar o grau de satisfação dos portugueses com vários aspetos da cidade onde vivem, a Deco - Proteste enviou um questionário online aos subscritores das revistas e a uma amostra proporcional da população adulta residente nas cidades selecionadas. O inquérito foi realizado aos habitantes das 12 capitais de distrito com mais população: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu. No total, os resultados são baseados em 3487 respostas válidas.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.