O evento português chama-se "Todos à Tomatada" e acontece dia 1 de setembro em Almeirim e a guerra do tomate vai ter duração de duas horas.

São  20 toneladas de tomates para utilizar entre a Estrada Velha dos Paços e a Estrada Vale Barrocas, onde será realizado o evento. A rua, com cerca de 300 metros, será fechada e terá direito, tal como em Espanha, a viaturas para as pessoas atirarem os tomates e fazerem a festa, que começa às 17 horas de dia 1 de setembro. Serão duas horas cheias de diversão, de tomates a voarem por todo o lado e de pessoas pintadas de vermelho.

Para participar, é necessário ter uma t-shirt oficial do evento, que custará 5 euros, que estará à venda vários estabelecimentos comerciais da cidade. Pode também ser  encomendada entrando em contacto com a Associação 20 kms de Almeirim.

Não se preocupe, nada será desperdiçado. O tomate usado no evento  é considerado matéria excedentária e de reduzido valor comercial. E após a atividade, a pasta resultante será recolhida e transformada em alimento animal. O evento tem o objetivo de promover o setor agrícola.

A original, a La Tomatina, acontece a 29 de agosto, em Buñol e é um dos maiores festivais de Espanha, sendo esmagados 160 mil quilos de tomate.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.