A Noruega obteve autorização para construir o que está a ser anunciado como o primeiro túnel para navios de grande porte do mundo, projetado para ajudar os navios a navegar no traiçoeiro mar de Stadhavet.

O projeto, anunciado em abril de 2017, começará finalmente a ser construído em 2022, após a conclusão dos respectivos estudos de infraestrutura e impacto ambiental. Com 1,7 km de comprimento, 37 metros de altura e 36 metros de largura, o objetivo do túnel é melhorar a navegabilidade e a segurança do transporte marítimo, garantindo assim uma viagem mais segura ao longo do mar de Stadhavet.

No momento, os navios que navegam nos arredores de Stadhavet são frequentemente afetados por marés violentas e mau tempo. Às vezes, os navios têm que esperar dias no porto mais próximo para que as condições meteorológicas melhorem. No entanto, dentro do túnel, o clima e a maré não devem afetar o trânsito e por isso as viagens de navio serão mais seguras e tranquilas. Além disso, a construção do túnel também irá fortalecer as atividades industriais e comerciais da área.

O conceituado estúdio de arquitetura Snøhetta será responsável por projetar as entradas do primeiro túnel de navios do mundo. O projeto irá combinar a paisagem natural circundante com a grande escala do túnel e, uma vez que a paisagem na área é dominada por paredes de pedra que formam linhas claras na floresta, as paredes de pedra do túnel formarão linhas horizontais suaves, proporcionando uma impressão visual agradável, uma vez que se fundem como elementos naturais.

O interior do túnel será iluminado por luzes LED que também funcionarão como sistema de orientação. Se tudo correr conforme o planeado, o primeiro navio passará pelo túnel em 2025/2026.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.