Foram conhecidos hoje os vencedores da 2ª edição do Prémio Nacional de Turismo, nas cinco categorias a concurso: Turismo Autêntico, Turismo em Rede, Turismo de Confiança, Turismo Inteligente e Turismo Sustentável e Carreira.

Nas cinco categorias a concurso o júri decidiu reconhecer as seguintes empresas e iniciativas:

Turismo em Rede (Vencedor): Book in Xisto – Liderada pela ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, esta plataforma digital de comércio justo permite reservar alojamentos, restaurantes e experiências nas 27 Aldeias do Xisto.

Turismo Autêntico (Vencedor): Casa de São Lourenço - Único hotel de 5 estrelas localizado na Serra da Estrela, resulta da remodelação de uma das primeiras Pousadas de Portugal e distingue-se pela promoção e valorização do património da região.
Menção Honrosa: Grande Rota Peneda Gerês (GR50) - Com cerca de 200 km, distribuídos por 19 etapas, a GR 50 atravessa o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Turismo Sustentável (Vencedor): Projeto da Certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável – Liderado pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, o projeto permitiu aos Açores tornarem-se o primeiro arquipélago no Mundo a alcançar certificação internacional de destino sustentável, por uma entidade acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.

Turismo Inteligente (Vencedor): Envision@Pestana - Programa de open innovation para colaboradores do Grupo Pestana que, entre outros projetos e iniciativas, permite a exploração de soluções, de forma colaborativa e social, para os desafios da organização.
Menção Honrosa: Smart Resort – ferramenta de business intelligence para apoio à gestão dos empreendimentos turísticos de Vale do Lobo, Dunas Douradas e Vale do Garrão.

Clean & Safe
Clean & Safe

Turismo de Confiança (Vencedor): Selo “Clean & Safe” – Criado pelo Turismo de Portugal para dar resposta aos desafios sanitários da pandemia, o selo “Clean & Safe” distingue as empresas do setor do Turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus.

Mário Pereira Gonçalves, histórico presidente da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares, foi homenageado com o Prémio Carreira, pelo seu contributo para o desenvolvimento e qualificação da Restauração e da Hotelaria.

O PNT foi criado com o objetivo de premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo. A edição de 2020 foi adaptada, para se ajustar aos fatores a que o setor tem de dar resposta no âmbito da pandemia e aos novos desafios que se anteveem, baseando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A iniciativa do BPI e do semanário Expresso conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP, e o apoio da Deloitte, como knowledge partner.

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