A influente revista Monocle publicou o novo Small Cities Index onde classifica as melhores pequenas cidades para viver, com escolhas por todo o mundo. As cidades presentes neste índice são, segundo a revista, excelentes alternativas às grande metrópoles, oferecendo uma cultura rica e muito espaço para respirar.

O Índice publicado em janeiro deste ano já colocava o Porto na nona posição na lista das 20 melhores cidades pequenas do mundo. No entanto, a cidade subiu até ao primeiro lugar e a lista que será incluída no número de janeiro de 2021 é liderada pelo Porto.

Segundo a revista, o Porto “tem o seu próprio ritmo, completamente independente do ritmo de Lisboa”, tornando assim as duas cidades muito diferentes entre si. Além disso, segundo a Monocle, a cidade é "coração dos negócios em Portugal" e acrescenta que "os habitantes do Porto são conhecidos pela sua atitude trabalhadora e franca".

"O Porto é pequeno mas tem ambições de cidade grande, com a vantagem de que a maior parte da sua ação acontece num raio compacto de ruas medievais sinuosas e fáceis de percorrer de cima a baixo".

Todos esses motivos fizeram com que a cidade se destacasse neste “índice de cidades pequenas” que se concentra em cidades com menos de 250 mil habitantes. O Porto é a única cidade portuguesa incluída nas escolhas da Monocle para esta classificação.

Percorra a galeria e descubra as 10 melhores cidades pequenas para se viver em todo o mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.