Num investimento superior a 200 mil euros, o Município de Castro Daire vai criar um parque de aventura no lugar da Pombeira, um ponto de interesse da Rota da Água e da Pedra. O projeto, agora adjudicado, tem como objetivo a atração turística ao território através da valorização dos recursos endógenos, em especial dos recursos naturais associados à Rede Natura 2000, Rio Paiva e Serra do Montemuro, segundo informou a autarquia através das redes sociais.

"Este parque foi concebido para alcançar os diversos segmentos da população, desde a vertente do mero lazer como a vertente dos aficionados pelas atividades mais radicais", pode ler-se no comunicado feito no Facebook da Câmara Municipal de Castro Daire.

O Pombeira Adventure Park será também o Centro de Atividades Outdoor do Município e contará com um espaço de apoio/receção com parque de estacionamento, que irá funcionar como a porta de entrada para as múltiplas rotas disponíveis no concelho para a prática de desportos e turismo de natureza.
O Miradouro da Pombeira, instalado num ponto estratégico, será o ex-libris do espaço, a partir do qual será possível observar o parque em toda a sua dimensão, bem como todo o enquadramento natural de toda a envolvente. O miradouro estará suspenso numa plataforma com 12 metros, com 9 deles sobre a falésia e a cascata da Pombeira, criando a sensação de "estar a flutuar sob o parque".

O parque irá disponibilizar uma série de atividades de exploração, com particular destaque para o Canyoning, que permitirá a descida do leito do rio a partir da zona do Miradouro e a Via ferrata, que vai permitir a subida até à zona do Miradouro, acompanhando o curso do rio. As margens do rio serão ligadas por 3 pontes himalaias que possibilitarão a vista panorâmica das lagoas da região.

Além disso, o espaço terá também um Trilho de Aventura, com cerca de 5 km (PR), circular, com início e fim no Miradouro, que possibilitará a apreciação do Vale do Rio Vidoeiro, e estará ligado ao Percurso Pedestre já existente (PR8 - Trilho da Pombeira) que permitirá a ligação aos moinhos e à cascata da Pombeira, num ramal de ida e volta, perfazendo a extensão total de 6,2 km.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.