Uma das avenidas mais famosas de Paris, a Champs-Élysées, vai ser transformada num espaço verde adequado a quem anda a pé, depois de Anne Hidalgo, a autarca da capital francesa, ter dado o aval para um grande projeto de reforma.

Segundo os novos planos elaborados pelo arquiteto Philippe Chiambaretta e a sua agência, PCA-STREAM, o tráfego de veículos será reduzido para metade, enquanto os peões poderão desfrutar de calçadas mais largas e mais verdes, com túneis de árvores para melhorar a qualidade do ar.

créditos: PCA-Stream

Segundo Philippe Chiambaretta, das cerca de 100 mil pessoas que passavam pela avenida todos os dias, 72% são turistas e 22% trabalham lá. Este projeto pretende tornar o espaço mais “ecológico, desejável e inclusivo”.

Segundo a Lonely Planet, uma das sugestões do projeto é que a Place de l’Étoile, onde fica o Arco do Triunfo, passe a incluir uma praia urbana no verão e uma pista de gelo no inverno. Os planos também incluem redesenhar a famosa Place de la Concorde, no extremo sudeste da avenida, descrita como  sendo uma "prioridade municipal". Espera-se que essa fase seja concluída antes dos Jogos Olímpicos de 2024 e o objetivo é terminar todo o projeto até 2030.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.