A plataforma Outstanding Portugal surgiu no final de julho, numa época particularmente difícil para o sector do turismo, como uma forma de apoiar os operadores nacionais e auxiliar o turista nacional a descobrir o país.

"O Outstanding Portugal é um projeto que nasceu da vontade de apoiar e dar reconhecimento ao turismo nacional, alavancando os negócios locais ligados ao turismo e demonstrar o que Portugal tem de melhor para oferecer a quem visita as diferentes regiões", contou ao SAPO Viagens Henrique Paranhos, fundador da WEbrand Agency. "Com base no perfil do turista português, que não tem por hábito planear as suas viagens com antecedência, decidimos tornar adaptável o conceito de escapadinha surpresa", acrescenta.

O objetivo da plataforma é promover experiências turísticas surpresa em Portugal, levando em consideração as preferências dos seus utilizadores. As escapadinhas são surpresa e personalizadas de acordo com os gostos pessoais do utilizador, para que este possa explorar o país e os seus segredos culturais, desportivos e gastronómicos da melhor forma possível. 

Os utilizadores podem ter conhecimento do destino no ato de pagamento da escapadinha ou até 48h antes da viagem. Se o destino não for ao encontro do gosto do turista, a plataforma faz uma nova sugestão.

Desde que foi fundada, a plataforma esteve sempre em funcionamento, apesar das várias restrições impostas. Com a limitação de circulação entre concelhos, foram sugeridas escapadinhas que pudessem ser realizadas no mesmo concelho e em locais amplos e com atividades que respeitassem sempre as regras impostas pelo governo.

"Atualmente, continuamos a divulgar os parceiros e a promover o projeto, mesmo não havendo escapadinhas. Com o desconfinamento agora em vigor, vamos retomar progressivamente as nossas sugestões, sempre adaptando ao contexto pandémico."

Quanto às dificuldades enfrentadas, Henrique Paranhos não tem dúvidas em afirmar que a maior é a tomada de decisão por parte dos turistas. "Apesar da vontade de quererem sair da cidade, fatores como o receio pela segurança, a incerteza das medidas tomadas pelo governo relativamente a restrições futuras e a instabilidade geral afeta a capacidade das pessoas marcarem as escapadinhas com antecedência, acabando por não marcarem ou até mesmo cancelarem já perto da data."

No entanto, quem já experimentou não se arrepende e o feedback é muito positivo. "Os parceiros afirmam que fazer parte da Outstanding é uma mais valia para os seus negócios, especialmente nesta altura tão difícil. Do lado de quem já nos solicitou escapadinhas, ficaram também agradavelmente surpresos com as sugestões, criatividade e variedade de propostas", garante.

Os preços para estas escapadinhas surpresa começam nos 99€ e a reserva pode ser feita no site Outstanding Portugal.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.