Yusaku Maezawa, magnata da moda online, colecionador de arte contemporânea e mecenas, é o primeiro cliente privado que reservou um voo a bordo do Starship, o futuro foguete tripulado desenvolvido pela empresa aeroespacial de Elon Musk, por um valor que não foi revelado.

Inicialmente, esperava encontrar uma "amiga" para a viagem ao redor da Lua, com um estranho concurso direcionado a "mulheres solteiras com mais de 20 anos". Mas o empresário mudou de planos depois de receber 30.000 candidaturas e anunciou que convidaria seis ou oito artistas.

Mas num vídeo publicado na quarta-feira, o milionário de 45 anos anunciou que decidiu por um processo de candidaturas muito mais amplo porque está convencido de que "cada pessoa que faz algo criativo pode ser denominada artista".

"Eu convido-os para que se unam a mim nesta missão. Oito de vocês do mundo inteiro", declarou. "Comprei todos os assentos, então será uma viagem particular".

Os candidatos precisam cumprir dois critérios: disposição para "ultrapassar os limites" da criatividade e ajudar os outros membros da tripulação a fazer o mesmo.

No total, 10 ou 12 pessoas participarão na viagem ao redor da Lua, explicou Maezawa.

O calendário prevê que os potenciais astronautas devam apresentar as candidaturas até 14 de março, através do site, e a primeira seleção acontecerá uma semana depois.

Não foram anunciadas as datas para as outras etapas - uma "missão e um encontro online -, mas as entrevistas definitivas e os exames médicos estão previstos para o fim de maio de 2021, segundo o site do milionário.

Maezawa e seus companheiros serão os primeiros viajantes lunares desde a última missão americana Apollo em 1972, caso a SpaceX consiga concretizar este projeto. Dois protótipos da nave Starship caíram ao pousar nos últimos meses.

"Estou muito confiante de que vamos alcançar o nível orbital com o Starship antes de 2023 e que a segurança será suficiente para um voo humano em 2023. É muito promissor", declarou Elon Musk no vídeo divulgado por Maezawa nesta quarta-feira.

A SpaceX prevê o lançamento de sua primeira missão de turismo espacial para o quarto trimestre de 2021, na órbita terrestre baixa.

A missão, denominada Inspiration4, acontecerá graças ao foguete de lançamento parcialmente reutilizável Falcon 9 e ao veículo espacial Crew Dragon da SpaceX, já utilizado pela Nasa.

A missão terá a participação do milionário americano Jared Isaacman, que também ofereceu três vagas. A primeira escolhida, anunciada no fim de fevereiro, é uma americana de 29 anos, recuperada de um cancro.

Imagem: NASA/JSC