A Airbnb anunciou recentemente os resultados do seu primeiro “Índice de Cidades Criativas”, revelando as metrópoles mais criativas da Europa. De acordo divulgado pela Airbnb, a plataforma de alojamento classificou Lisboa como a quarta cidade mais criativa, apenas superada por Bruxelas, Paris e Atenas, que está no topo da lista.

O Índice de Cidades Criativas classifica as 100 maiores cidades da UE, segundo a sua criatividade, analisando diversos fatores, desde o número de espaços de coworking e áreas de grafiti até à concentração de galerias de arte, cinemas e até mesmo estúdios de tatuagens. A pontuação final deu origem a uma classificação geral para a Europa.

Lisboa está a prosperar como um dos principais centros para criativos, segundo o Índice de Cidades Criativas. A capital portuguesa surgiu como a quarta melhor cidade da Europa para viver e trabalhar para pessoas envolvidas no mundo da criatividade (cinema, artes visuais, design, arquitetura, entretenimento, fotografia, música e moda) no Índice de Cidades Criativas da plataforma Airbnb. Lisboa destaca-se pelo volume significativo de startups (mais de 600), espaços de coworking (mais de 50) e galerias de arte (mais de 100).

airbnb
créditos: Airbnb

Na classificação geral do Índice de Cidades Criativas da Airbnb, Atenas ocupa a posição número um. A metrópole ancestral não só tem uma comunidade de Anfitriões & Hóspedes criativa relativamente grande na plataforma Airbnb, como também uma elevada concentração per capita de centros de entretenimento criativo, como galerias de arte e festivais de arte e música.

Ainda que grandes cidades europeias como Paris e Berlim estejam em destaque na lista, a classificação na Europa também coloca “mecas culturais” menos conhecidas em lugares cimeiros. Nottingham, uma cidade inglesa com pouco mais de 300.000 habitantes, aparece na oitava posição na Europa, graças à enorme variedade de espaços e atividades criativas disponíveis para uma cidade da sua dimensão.

O top 10 das cidades criativas na Europa

1. Atenas
2. Paris
3. Bruxelas
4. Lisboa
5. Edimburgo
6. Berlim
7. Amesterdão
8. Nottingham
9. Bristol
10. Lyon

airbnb lisboa
Experiência Lisboa créditos: Airbnb

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.