A praia de Lalária, na ilha grega de Skiathos, é uma das praias mais idílicas do mundo, principalmente devido às suas águas cristalinas e seixos brancos, bonitos e suaves que compõem a costa.

Muitos turistas parecem não conseguir evitar pegar numa ou duas pedras e levá-las para casa como lembrança. Mas a prática está a causar alguns impactos reais e prejudiciais ao meio ambiente, segundo relatou a Lonely Planet.

Thodoris Tzoumas, da Associação Cultural de Skiathos, disse que as pedrinhas são exclusivas da Praia da Lalária e que o ato de retirar os seixos provocou uma grande mudança na paisagem na última década. É por isso que o escritório de Tzoumas lançou uma campanha de conscientização e proteção para desencorajar a coleta das pedras. A Associação Cultural e a Autoridade Portuária de Skiathos publicaram cartazes e fotos com a frase "tire uma foto, não uma pedrinha".

Campanha da praia de Lalária, Grécia
créditos: DR

Além disso, os visitantes que forem apanhados com seixos serão multados entre € 400 e € 1.000. A ideia de aplicar multas foi originalmente proposta em 2014, de acordo com o Pappas Post. A praia é acessível apenas por barco de passageiros, por isso é muito fácil ser apanhado.

Agora já sabe, se um dia tiver a sorte de passar por esta praia, talvez seja melhor tirar apenas algumas fotos bonitas para o Instagram.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.